APREDER A LÍNGUA DOS SINAIS

Publicado em: Cursos
data 07.02.2013

APREDER A LÍNGUA DOS SINAIS – Houve um tempo, nem tão remoto assim, que em nossa sociedade uma pessoa com deficiência auditiva, ou mais popularmente conhecida como surdo/mudo, estava condenado a passar por dificuldades, pelo simples fato de não contar com estes dois sentidos, mesmo sendo totalmente capaz motora e mentalmente vivia esta triste realidade. Com o passar do tempo percebeu-se que estavam cometendo grandes injustiças com estas pessoas e também desperdiçando grandes forças de trabalho e de intelecto, visto que grandes compositores e músicos se tornaram renomados pelo mundo, mesmo não contando com o aparelho auditivo.

APRENDA A LINGUA DOS SINAIS

Mais recentemente o Brasil em seu processo de desenvolvimento, percebendo estes erros de concepção iniciou seu processo de inclusão social para pessoas com deficiências (que engloba também outras deficiências), começou a mudar este cenário. Criou cotas em faculdades, escolas, em empresas públicas e privadas para portadores de deficiências. As pessoas com deficiência auditiva se valiam da comunicação gestual, total informal, e que foi se padronizando cada vez e se tornou a língua dos sinais.

Conforme foi se padronizando a língua dos sinais, algumas escolas foram se especializando neste tipo de comunicação, a linguagem dos sinais tornou-se cada vez mais popular e passou a ter um nome formal de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Isto possibilitou que muitas faculdades passassem a oferecer a especialização e até pós-graduação em LIBRAS, muitas escolas de ensino básico passaram a dar atendimento especializado às suas crianças, que antes só eram atendidos por instituições que só atendiam crianças com aquela deficiência, e apesar da boa intenção acabava por criar exclusão social.

Mais recentemente a LIBRAS tornou-se língua oficial do Brasil, isto quer dizer que temos duas línguas oficiais, para quem pensa que só temos o português como língua pátria se engana, atualmente o Brasil fala duas línguas: O português e a LIBRAS, ou seja, a língua dos sinais também é língua oficial.

Seguindo o mesmo projeto de inclusão social das pessoas com deficiência, os surdos/mudos passarão a frequentar normalmente as escolas de ensino fundamental e médio, sendo que todas elas passarão a oferecer assistência especializada a alunos com deficiência, a o ensino de LIBRAS passa a ser parte da grade curricular de toda a educação básica e também da educação superior para os cursos de licenciatura, visto a LIBRAS é língua oficial. Além destas opções existem muitas escolas que oferecem o curso, além de algumas faculdades oferecem na condição de pós-graduação. Para aprender, é uma língua como qualquer outra é exercitando.

Leia o post anterior:
COMO JUNTAR DINHEIRO DE FORMA RAPIDA
COMO JUNTAR DINHEIRO DE FORMA RÁPIDA?

COMO JUNTAR DINHEIRO DE FORMA RÁPIDA? - Planejar férias, mudança de residência ou ainda uma grande compra como a de...

Fechar