BODYBOARD – COMO APRENDER?, DICAS

APRENDER BODYBOARD – Apesar da prancha do BodyBoard ser bem menor que a de surf, esse esporte pode ser bem mais fácil de aprender por aqueles que sentem dificuldade em equilibrar-se em pé nas pranchas. Esse esporte nasceu no Havaí em meados de 1974 e antes era praticado com uma prancha de madeira bem resistente e chamado de paipo board. Quando popularizou-se no Havaí, o esporte ganhou espaço na Califórnia, nos Estados Unidos e foi quando o surfista americano Tom Morey trocou a prancha de madeira por uma feita de espuma de polietileno.

grey BODYBOARD   COMO APRENDER?, DICAS

Aqui no Brasil o BodyBoard chegou logo depois, em 1978 porém o primeiro circuito oficial do esporte só aconteceu 10 anos depois na praia de Pitangueiras, no Guarujá.

Primeiros Passos do BodyBoard

O BodyBoard pode tornar-se difícil de aprender se você já quiser começar a aprender no mar. Assim como o surfe, é importante conhecer e dominar algumas técnicas antes de entrar no mar, tanto para se sair melhor no esporte como para não correr riscos já que as águas do mar podem ser bem imprevisíveis.

Comece aprendendo a observar o mar, conseguir diferenciar as zonas de perigo, as melhores áreas para começar a aprender, as melhores ondas, etc.

Passe para a dominação da sua postura em cima da prancha, o que deve, o que não pode fazer em cima dela e principalmente o que fazer para evitar acidentes, já que assim como em qualquer esporte você está passível a isso.

Aprender a remar é o próximo passo e essa técnica é muito importante por ser a responsável pelo nosso impulso e controle em cima da prancha de BodyBoard.

O movimento duck dive é o primeiro que se deve aprender quando passamos a praticar na água. É movimento que nos fará passar entre as ondas sem ser derrubados por elas. Aprender esse movimento é importante pois evita que nos cansemos e caiamos antes mesmo de pegar a onda no retorno.

Por último, outro importante movimento, o drop que é a base de todas as manobras do BodyBoard. Com ele vamos aprender a dominar uma onda, saber onde nos localizar exatamente e remar para apanhá-la.

Sabendo esses princípios básicos você com certeza conseguirá dominar as técnicas de BodyBoard facilmente. Apesar de ser relativamente fácil, você pode encontrar alguma dificuldade se partir pro mar sem nenhuma noção. Então leia bem, estude sobre o BodyBoard e conheça algumas manobras antes de partir para o mar.

« Artigo anterior
Próximo artigo »