COMO ALIVIAR DORES MUSCULARES

Publicado em: Saúde
data 08.09.2015

COMO ALIVIAR DORES MUSCULARES – Além do esforço físico, o estresse que afeta o psicológico do ser humano pelas mais diversas causas também é um grande causador das dores musculares. Elas podem ser agravadas também pelo comportamento diário, a forma com que andamos e sentamos, ou ainda, pela falta de exercícios físicos na rotina. Seja lá quais foram os agentes causadores das dores musculares, não se pode deixá-las atrapalhar sua rotina. É preciso combatê-las e evitar que piorem. Mas como aliviar dores musculares?

COMO ALIVIAR DORES MUSCULARES

Não se esqueça de marcar uma consulta com o ortopedista se as dores estiverem insuportáveis, mas até lá, saiba como aliviar as dores musculares.

Veja como aliviar dores musculares

1. Se permita repousar

Se você não tiver tempo para descansar – descansar mesmo, e não ter aquele sono incômodo pelas dores e cheio de preocupações – então, seu corpo não consegue se livrar das dores. Isso não é desculpa para sentir dores, pois é preciso arrumar tempo para relaxar o seu corpo e sua mente.

Procure repousar os músculos mais exigidos de você durante o dia, até no máximo 48 horas depois do esforço, principalmente após a musculação. Falando nisso, aproveite e converse com o seu treinador para alternar a sua tabela na musculação. Trabalhe os músculos superiores a cada dois dias e os inferiores alternando, para que você possa usar a “folga” de uma parte do corpo para descansar depois do esforço.

2. Aposte nas massagens nos músculos

Ao exigir muito do seu corpo fisicamente, as fibras musculares acabam se rompendo, o que causa uma inflamação e, consequentemente, a dor. As massagens musculares são importantes para aliviar essa dor e diminuir a inflamação, pois reduz a substância responsável por essa inflamação e pelo aumento da quantidade de mitocôndria e oxigenação dos músculos.

Você mesmo pode fazer a massagem usando seus polegares, punhos e as palmas das mãos. Pressione levemente em movimentos de baixo para cima e alterne com movimentos circulares também. Você pode recorrer à massagem desportiva, encontrada em clínicas especializadas em tratamento de atletas.

3. Alongamentos na rotina

Sempre se alongue durante o dia. Isso vale para os mais ativos, praticantes de esporte – principalmente antes e depois dos exercícios físicos – e também para quem ficar muito tempo sentado na mesma posição no trabalho. O alongamento evita distensões musculares.

4. Aplique gelo

Por mais que a vontade seja a de aplicar uma bolsa quente para aliviar a dor, o gelo é o melhor ajudante para o relaxamento do músculo tencionado e ainda diminui a inflamação, principalmente se aplicado logo depois das horas de exercícios pesados.

Aplique com um pano ou uma toalha em volta, para não machucar muito a pele. Já os atletas precisam de uma quantidade maior. Alguns treinadores recomendam baldes cheios de gelo para a parte inflamada.

Assim, você não terá mais tantas dores na musculatura.

Leia o post anterior:
COMO ADAPTAR ANIMAIS EM CASA NOVA
COMO ADAPTAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM CASA NOVA

Quando um animal precisa mudar de local, todas as suas referências se anulam, ou seja, seu cheiro, seu território, os...

Fechar