COMO CONSERVAR ALIMENTOS NA GELADEIRA

Publicado em: Dicas
data 02.10.2013

COMO CONSERVAR ALIMENTOS NA GELADEIRA – Grande parte dos nossos alimentos vão em algum momento para a geladeira. Acontece que muitas pessoas acabam não se atentando para alguns fatores importantes e estes alimentos acabam por se estragar. Saber tomar algumas precauções antes de levar aquele pouco de alimento pra geladeira, ou aquela fruta que acabou de chegar do mercado, ou ainda aquela verdura que veio da feira é muito importante não apenas para você comer depois o alimento com todas as suas propriedades e vitaminas ativas, como também para não estragar outros itens que estão dentro desse eletrodoméstico.

COMO CONSERVAR ALIMENTOS NA GELADEIRA

Pensando então em todas as dúvidas que surgem nesses momentos, elaboramos algumas dicas importantes para que você possa se atentar na próxima vez que for guardar comida dentro da sua geladeira.

Chegou do mercado? Aguarde

Muitas donas de casa quando chegam com suas compras do mercado, tiram das sacolas e colocam direto na geladeira, com ou sem proteção. O choque térmico da temperatura que suas frutas e verduras estavam pode acabar ajudando para que elas apodreçam muito mais rápido. O ideal é deixar por um tempo até que esses alimentos adquiram uma temperatura ambiente e somente após isso colocar na geladeira ou no freezer.

Abriu? Feche novamente

Quem nunca abriu uma lata de conserva, não a utilizou por completo colocou aberta dentro da geladeira para manter conservada? Isso é muito comum e acontece diariamente em centenas de casa mundo afora. Acontece que essa não é a atitude mais certa a ser tomada e sempre que você abrir uma lata ou um pacote, deve colocá-lo em outra embalagem, principalmente se a embalagem original for de metal.

Se quiser manter a sua geladeira mais organizada, pode ainda colocar uma identificação na vasilha com nome do produto, quando foi aberto e qual a validade.

Não armazene alimentos quentes em geladeira

Evite tirar aquele alimento muito quente do fogão e colocá-lo na geladeira. Isso vai ajudar a proliferar bactérias e perde a qualidade da sua comida. Quando tirar do fogo, deixe a comida esfriar de forma gradual e somente após isso coloque na geladeira e sempre nas prateleiras de cima.

Onde guardar cada alimento

Dependendo do tipo de alimento você deve guardar de uma forma diferente. Vejamos alguns exemplos.

Carnes vermelhas – faça algumas porções da carne, coloque em um recipiente limpo e mantenha no congelador. Quando for consumir, tire algumas horas antes e passe para a parte de baixo da sua geladeira. Evite guardar em sacos ou bandejas que elas vêm do supermercado.

Peixes – Devem ser totalmente limpos antes de serem armazenados. Retire todas as escamas e vísceras para depois embrulhar. Envolva em um papel filme e congele. No caso de camarão e semelhantes, devem ser bem lavados, colocados em um recipiente de plásticos e levados ao congelador.

Aves – Limpe para tirar toda a gordura e então congele.

Ovos, leites e seus derivados – Devem ser guardados nas prateleiras em suas próprias embalagens (no caso do segundo item) e quanto aos ovos, você deve mantê-los sempre com a parte pontuda para baixo pois isso ajuda a concentrar melhor a gema e mantém o alimento fresco por mais tempo.

Leia o post anterior:
Chuteiras Nike
Chuteiras Nike 2013

Chuteiras Nike 2013 Já falamos aqui anteriormente de chuteiras, mais precisamente das Chuteiras Adidas 2013, que é sem dúvida alguma...

Fechar