COMO CONTROLAR A ANSIEDADE ANTES DE ENGRAVIDAR

Publicado em: Saúde
data 05.09.2015

Depois de tomada a decisão de engravidar, não há como não ficar ansioso. Você começa a fazer planos financeiros, a querer decorar o quarto e até a comprar roupinhas para o bebê, sem mesmo que ele já tenha chegado à sua barriga. Mas como controlar a ansiedade antes de engravidar?

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE ANTES DE ENGRAVIDAR

A ansiedade no começo pode ser uma sensação gostosa, de curiosidade, busca, espera… Mas com o tempo, se o sentimento persistir, ele só vai atrapalhar os seus planos de construir uma família. A fala de equilíbrio emocional acaba interferindo nos níveis hormonais, tornando a concepção mais difícil.

A ansiedade também pode derivar o estresse, que afeta diretamente a relação do casal e a libido da mulher, num momento em que é preciso união, carinho e dedicação. Se a sua ansiedade está atrapalhando a chegada do bebê, está na hora de aprender a driblar o problema.

Saiba como controlar a ansiedade antes de engravidar

1. Dê o tempo necessário: não precisa entrar em desespero por achar que já deveria ter engravidado. Ao contrário do que muitos pensam, não é tão simples assim. Um casal saudável, de até 35 anos e que também mantém relações desprotegidas frequentemente pode demorar até um ano para engravidar. São 20% de chances de conseguir uma gestação a cada mês.Se você estiver tentando há alguns meses, ainda não é hora de se preocupar.

2. Aproveite o período fértil: é importante manter uma tabela para saber em quais dias do mês você terá mais chances de engravidar, e esse período é o da ovulação, durante o período fértil. É fundamental que um casal que deseja engravidar mantenha relações em dias alternados durante esse período. Para calcular o seu período fértil, é preciso saber o primeiro dia do ciclo menstrual. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre ao redor do 14º dia do ciclo.

3. Controle a balança: a ansiedade pode fazer com que você ganhe ou perca muito apetite, e engordar e emagrecer muito antes de engravidar pode ser um problema, dificultando a ovulação.Cuidado com os distúrbios alimentares durante as tentativas de engravidar, pois isso só pode demorar mais, causar mais ansiedade e criar um ciclo vicioso que nunca acaba. Procure alimentar-se bem, sem exageros, e dar ao seu corpo tudo de que ele precisa em fibras e nutrientes.

4. Vá ao médico: não precisa esperar a gravidez acontecer para se consultar no seu médico sobre o assunto. Ele pode recomendar vitaminas e hormônios que ajudam a ovulação, e também orientar uma mulher mais velha que esteja tentando engravidar para fazer isso com menos riscos. Além disso, você poderá tirar todas as dúvidas que estão aflorando a sua ansiedade.

Siga as dicas acima para ficar mais calma antes de conseguir engravidar.

Leia o post anterior:
COMO FAZER ARROZ INTEGRAL
COMO FAZER ARROZ INTEGRAL

COMO FAZER ARROZ INTEGRAL - Todo mundo já sabe ou tem a sua receita de arroz branco, que é o...

Fechar