COMO CUIDAR DE GATINHOS RECÉM-NASCIDOS

Publicado em: Dicas
data 04.01.2014

A melhor forma de cuidar de um gatinho recém-nascido é deixa-lo junto de sua mãe e de seus irmãozinhos, pois o mesmo terá tudo o que precisa (leite e calor) até chegar a uma idade, geralmente, por volta dos 40 / 45 dias onde poderá começar a comer ração para filhotes.

COMO CUIDAR DE GATINHOS RECÉM-NASCIDOS

Infelizmente nem todo mundo pensa da mesma forma, pois existem pessoas que largam os filhotinhos indefesos em caixas de papelão depositadas em terrenos baldios, nas ruas ou, até mesmo, em lixeiras – isso quando não os matam.

Se você encontrou um gatinho ou vários gatinhos recém-nascidos abandonados ou a gata teve algum problema durante o nascimento dos mesmos e veio a morrer é imprescindível tomar uma série de cuidados que, embora simples, farão toda a diferença na recente vida do gatinho.

A primeira dica que podemos passar e é a primordial para o animalzinho é mantê-lo aquecido. Porém, é necessário cuidado para que o local não fique muito quente para não causar queimaduras que levaram o pequenino filhote a morte e, portanto, enrole o pequeno em uma manta e deixe em uma caixa de sapato ou em uma bacia. Se tiver alguma bolsa térmica pode deixar perto com água morna, mas veja bem o local pelo fato de que a mesma não deve encostar no gatinho.

Como falamos anteriormente, os gatinhos recém-nascidos tem o instinto natural de ficar perto de seus irmãos e se o que você resgatou é apenas um aconselhamos (segunda dica) a deixa-lo próximo (encostado) em um bichinho de pelúcia, pois irá parecer a presença dos irmãos.

Após deixa-lo aquecido é hora de partir para a sua alimentação. Nossa terceira dica parte do princípio de que o gatinho pode estar há vários dias sem se alimentar, ou seja, sem mamar e, com isso, o nível de açúcar em seu organismo estar baixo. Nestes casos é aconselhável dar entre 5% a 10% de glucose em água (a glucose pode ser comprada em qualquer farmácia) dando a cada hora ½ cc a cada 28 gramas de peso.

Além disso, compre em um pet shop ou veterinário uma lata de leite própria para gatinhos recém-nascidos e siga as instruções de preparo, horários e quantidade do fabricante. Contudo, tenha em mente que um gatinho não pode se alimentar quando estiver com frio porque o seu intestino não estará apto a trabalhar.

Conforme forem passando os dias passa a oferecer ao mesmo rações para gatinhos recém-nascidos vendidas em pet shops e clínicas veterinários e, procure evitar a todo custo dar rações de adultos ou de baixa qualidade.

E, o que acontece depois que eles comem? Isso mesmo que você pensou. É chegada a hora da quarta dica: a evacuação. Os gatos nascem sem saber defecar e durante os primeiros dias suas mães estimulam este processo através de lambidas. No seu caso, faça massagens suaves na barriga do gatinho começando do tórax para o baixo-ventre e genitais.

Vacinas e Desparasitação

Quando o gatinho tiver 15 dias de nascido é o momento certo para fazer a primeira desparasitação e, de preferência, leve o mesmo a um veterinário para uma dosagem correta do medicamento.

Já as vacinas começam um pouco mais tarde, sendo que a primeira deve ser dada entre 45 e 60 dias de nascido e as duas doses seguintes a partir de 30 dias.

Leia o post anterior:
PROMOÇÃO DA HORA RIACHUELO
PROMOÇÃO DA HORA RIACHUELO

A Promoção Da Hora é uma ação promocional que só a Riachuelo faz para todos os seus consumidores. Afinal, imagina...

Fechar