COMO É FEITO O CÁLCULO DA NOTA DO ENEM

Publicado em: Geral
data 18.08.2014

COMO É FEITO O CÁLCULO DA NOTA DO ENEM – O que acontece, é que o Exame Nacional do Ensino Médio não é apenas uma prova comum, sendo assim, a sua nota também acaba por não ser computada da mesma maneira que a maioria das provas, sendo assim, não é porque você possui 100 questões, por exemplo, que ao acertar 90 delas, é que você teve uma nota compatível a 90. O que acontece, é que cada questão, de acordo com cada área de ensino, ou seja, exatas, por exemplo, acabam por ter um peso diferenciado. Sendo que são disponibilizadas 4 áreas de ensino nas provas, e cada uma delas possui uma determinada quantidade de questões com níveis de dificuldades diferenciados, fazendo com que desta forma, cada uma das notas tenha um peso diferente.

COMO E FEITO O CALCULO DA NOTA DO ENEM

Geralmente, as notas que são obtidas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, acabam por ficar em aproximadamente 500 pontos, sendo que que quanto maior a nota do aluno, melhor, assim como também quanto mais abaixo for a nota, poderá ser uma espécie de prejuízo para o aluno.

Não há como especificar qual seria a nota máxima nas questões do exame, visto que estas acabam por variar tanto de acordo com o nível de dificuldade, assim como também como foi transmitida a resposta pelo candidato, como no caso das respostas dissertativas.

Sendo que de acordo com uma tabela que foi apresentada através da base de dados dos exames corrigidos no ano de 2012, pudemos verificar a variação entre notas máximas e notas mínimas nas áreas de conhecimento. Como por exemplo:

Ciências da Natureza e suas tecnologias – minimo 301,1 – máximo 864,9
Ciências humanas e suas tecnologias – minimo 295,6 – máximo 874,9
Linguagens, códigos e suas tecnologias – mínimo 295,2 – máximo 817,9
Matemática e suas tecnologias – mínimo 277,2 – máximo 995,2.

Sendo que infelizmente acaba por ser considerado como praticamente impossível determinar qual seria o peso de cada uma das notas, no entanto, o que acontece, é que cada uma das notas pode apresentar um peso diferenciado, e estas podem tanto ser apresentadas no gabarito na hora da liberação da correção, fazendo com que desta forma se torne possível realizar o cálculo de acordo com as questões que você acertou. No entanto, é muito importante lembrar que não é porque você e seu amigo acertaram a mesma quantidade de exercícios, que terão a mesma nota, do contrário, é possível que um dos dois obtenham desempenho completamente diferenciado, sendo que é uma das áreas que possuem maior peso, seria a redação.

Leia o post anterior:
CIGARROS MENTOLADOS VAO SAIR DE CIRCULACAO
CIGARROS MENTOLADOS VÃO SAIR DE CIRCULAÇÃO

CIGARROS MENTOLADOS VÃO SAIR DE CIRCULAÇÃO - A briga entre Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esta desde 2012...

Fechar