COMO EMITIR RECIBO DE PESSOA FÍSICA

Publicado em: Dicas
data 18.12.2013

COMO EMITIR RECIBO DE PESSOA FÍSICA – Existem diversos documentos que são importantes ou necessários para diferentes processos, sendo que alguns deles até mesmo chegam a ser essenciais para a realização de procedimentos variados que podem ser solicitados por determinada pessoa física, conseguindo comprovações de seus gastos ou até mesmo utilizando os documentos em questão para outras finalidades.

COMO EMITIR RECIBO DE PESSOA FÍSICA

O recibo de pessoa física é um dos documentos mais cobrados em vários estabelecimentos, sendo que várias pessoas desejam e exigem que os locais distribuam este tipo de material para utilizar nas mais diferentes finalidades, conseguindo efetuar processos e procedimentos que necessitem deste tipo de documentação, além de ser um item comprobatório das compras e gastos que foram feitos.

Para que você consiga emitir o recibo de pessoa física é necessário que você seja um trabalhador autônomo, sendo que o recibo que deverá ser impresso será o RPA, este que alega que você está recebendo pelos serviços que esta realizando.

O RPA significa Recibo de Pagamentos a Autônomos, ou seja, todo profissional que atue desta forma, sendo pessoa física e sem qualquer vínculo com empresas ou corporações, deverá possuir este tipo de documento para executar qualquer trabalho ou serviço para qualquer tipo de estabelecimento.

Este tipo de documento tem, como finalidade, acusar todos os valores que foram recebidos por determinado profissional, além dos valores que as corporações e instituições contratantes devem reter inclusive algumas outras taxas que são aplicadas como INSS, ISS, Imposto de Renda, entre vários outros itens importantes.

Há algumas regras para o recibo de pessoa física seja emitido, devendo seguir normas básicas que constam em imprimir três vias, sendo que as duas primeiras deverão ficar em posse da empresa que contratou os serviços do profissional autônomo, além de que estas devem ser devidamente assinadas para que uma delas possa ser entregue ao próprio trabalhador.

A terceira via deverá ficar com no talonário, fazendo com que haja o correto controle sobre todos os prestadores de serviço.

Todas as vias da prestação de serviço pelo profissional autônomo devem ser devidamente guardadas para que possa haver comprovação daquele determinado serviço para a instituição, caso algo ocorra.

Leia o post anterior:
PÔSTER CORINTHIANS BI-CAMPEÃO MUNDIAL 2012
PÔSTER CORINTHIANS BI-CAMPEÃO MUNDIAL 2012

PÔSTER CORINTHIANS BI-CAMPEÃO MUNDIAL 2012 - Com atuação aclamada do goleiro Cássio e gol do atacante peruano Guerrero, o Corinthians...

Fechar