COMO ENSINAR SEU CÃO A NÃO ATACAR VISITAS?

Publicado em: Dicas
data 12.05.2014

COMO ENSINAR SEU CÃO A NÃO ATACAR VISITAS? – Os cães domésticos naturalmente reagem à estranhos por diversos fatores. Dependendo da raça do seu cachorro, eles se adaptam mais às pessoas da sua casa e de certa forma, como uma proteção não são muito amigáveis quando alguém “invade” esse espaço. Acontece que dependendo da reação essa forma de defesa do seu animal pode ser perigosa e lhe render dor de cabeça.

COMO ENSINAR SEU CÃO A NÃO ATACAR VISITAS?

Então, no adestramento existem técnicas que ajudam a ensinar o seu animal a não atacar as suas visitas. Vamos conhecer mais sobre o assunto. As técnicas abaixo também pode ser usadas naquele ataque positivo, onde o cachorro pula nas suas visitas e busca a toda forma carinho e atenção.

Como seu cachorro enxerga as suas visitas

No caso positivo, o cãozinho vai ver aquela pessoa nova como uma forma de entretenimento e irá querer brincar de qualquer forma. Acontece que ele não entende que a sua visita não tem a disposição para isso e a ação dele vai parecer até incomodo, principalmente se a pessoa não for daquelas mais simpáticas com animais.

Já no caso oposto, o cão vai atacar a sua visita porque ele não entende que aquela pessoa não está ameaçando o seu território. Sim, porque a sua casa é o território dele e uma pessoa que não está ali constantemente é vista como um invasor.

Comportamento é fundamental

Se você não ensina o seu cão a se comportar, ele não vai fazer isso quando tiver uma visita. Se quando você chega em casa ele late e pula descontroladamente e você não ensina que aquele momento talvez não seja para brincadeira, quando chegar alguém em sua casa ele vai achar o mesmo. Se você não o corrige quando late para pessoas na rua ou movimentos fora de casa, mostrando que não são ameaças, ele também não entenderá isso quando você receber suas visitas.

O primeiro ensinamento é sempre o da voz de controle. Ensine o seu cão palavras como “Pare”, “Não”, “Saia” e outras de ordem que ele saiba que aquele momento deve bloquear a brincadeira ou o ataque. Evite frases grandes e opte por uma palavra apenas. Também acostume o seu cão a obedecer a estas ordens sem muitos gritos então você não precisará levantar a voz na frente das suas visitas.

Espirrar água

Aparentemente vai parecer uma técnica maldosa, mas se você fizer algumas vezes vai ensinar o seu cão a entender os momentos que deve ou não reagir. Profissionais de adestramento indicam que espirrar um pouco de água na face do cão vai fazer com que ele entenda como um sinal de afastamento e bloqueio das ações. Você pode até usar um borrifador simples, mas cuidado para não atingir diretamente os olhos do seu animal e principalmente os ouvidos.

Leia o post anterior:
Tintas Suvinil
Tintas Suvinil 2012 – Simulador, Cores

Tintas Suvinil 2012 - Simulador, Cores Atualmente escolher uma cor é muito fácil, existem dezenas de variedades que te ajudam...

Fechar