COMO ENSINAR UM GATO PASSEAR DE COLEIRA

Publicado em: Dicas
data 25.09.2013

COMO ENSINAR UM GATO PASSEAR DE COLEIRA – Quem tem gato sabe que esse tipo de animal tem uma personalidade muito forte e não aceita determinados costumes. Andar de coleira é um deles, tanto que raramente você encontra algum gato na rua amarrado em uma, o que não se aplica para cachorros. Os bichanos já gostam de fazer os seus passeios sempre sozinhos e voltam para casa quando estão cansados, com fome e com sede. Ainda assim, existem técnicas que ajudam você a acostumar o seu gato a sair por aí com uma coleira e vamos ensinar mais abaixo.

COMO ENSINAR UM GATO PASSEAR DE COLEIRA

Como ensinar seu gato a passear de coleira – Passo a Passo

Por ser um animal que você não está acostumado a manter preso, faça cada passo cuidadosamente e caso não dê certo, repita até conseguir.

Passo 1: Compre uma coleira para gatos. Sim, existe uma diferença entre coleiras de cachorros e coleiras de gato apesar de muitas pessoas não se atentarem à isso. Coleiras de gato possuem um “arreio peitoral“.

Passo 2: Procure passear com seu gato de coleira sempre antes de alimentá-lo, pois é quando ele estará com mais disposição.

Passo 3: Antes de prender o seu gato com a coleira, deixe que ele cheire e brinque com ela. Isso vai facilitar na hora de você prendê-lo. Você pode deixar a coleira por algumas horas com seu bichano, mas cuidado para ele não danificar a peça.

Passo 4: Coloque a coleira e prenda a guia que vem no arreio. Seu gato pode reagir de duas formas: ou ele vai se debater e recusar a coleira ou vai ficar quieto como se estivesse deitado no chão. Se acontecer a primeira reação, em momento algum tire a coleira e solte o seu gato. Deixe que ele se acostume um pouco com a peça. No caso da segunda reação espere até que ele levante.

Passo 5: Dê um pouco de comida para seu gato, mas somente o suficiente para animá-lo e que ele tenha vontade de sair para fazer suas necessidades.

Passo 6: Deixe ele livre por um ambiente ainda com o arreio para que ele se acostume a andar com a coleira.

Passo 7: escolha um percurso pequeno e próximo à sua casa para andar com o seu gato. Só faça isso depois que você perceber que ele não está mais estranhando a coleira. Se o seu gato sempre viveu dentro de casa, treine primeiro andando pelo seu ambiente com ele e depois vá ganhando espaços maiores até chegar á sua calçada.

Passo 8: Assim que chegar em casa, dê um petisco como premiação pelo passeio.

Quanto tempo de passeio é o ideal?

Você pode deixar o seu gato passeando de coleira por 5 minutos aproximadamente por dia. Evite deixar mais tempo do que isso para não acostumá-lo com o ambiente externo, principalmente se você quer continuar mantendo-o dentro de casa. Depois que ele estiver totalmente acostumado é que você pode aumentar o tempo, mas faça isso gradativamente.

Leia o post anterior:
BENEFICIOS DO GENGIBRE
BENEFÍCIOS DO GENGIBRE

BENEFÍCIOS DO GENGIBRE - Embora o seu aspecto não seja muito simpático, saiba que o gengibre oferece muitos benefícios a...

Fechar