COMO ESCREVER UMA CARTA

Publicado em: Dicas
data 01.07.2013

COMO ESCREVER UMA CARTA – Há alguns anos, você se correspondia com amigos e parentes que não moravam na mesma cidade que a sua, através de cartas. Essas cartas também eram um simbolismo de amor, já que no início do século passado, os amantes se correspondiam sempre por esse meio, principalmente quando tinham que trabalhar em outra cidade, o que era muito comum.

COMO ESCREVER UMA CARTA

Com a chegada do computador e com a internet, as cartas foram cada vez mais ficando escassas e de uns tempos para cá, quase não são enviadas. As pessoas vêm preferindo mandar emails, pela praticidade disso e a agilidade em enviar e receber essa espécie de carta online.

Mas em determinados casos, ainda faz-se necessário escrever uma carta e muitas pessoas se pegam surpresas por não saberem mais como fazer isso. Então que tal aprender ou reaprender a escrever uma carta corretamente?

Como escrever uma carta

A finalidade da sua carta vai implicar diretamente no estilo de texto que você irá usar para escrever. Se a sua carta for pessoal, você terá mais liberdade com assunto e principalmente, com a linguagem utilizada. Se for uma carta mais formal, é importante seguir um modelo próprio para que saia correta e válida para a sua finalidade.

Carta formal – Escrever uma carta formal vai exigir de você uma montagem mais elaborada, ela deve ser feita da seguinte forma:

No topo da página, coloque o nome, endereço completo e qualquer informação relevante do remetente e mais abaixo, o mesmo do destinatário, mas sempre com o tratamento correto, se você não sabe, use sempre “Sr” ou “Sra”. Coloque centralizado, o assunto da sua carta e logo abaixo, o corpo do texto com o assunto a ser tratado já sendo explicado. Use uma linguagem mais formal e evite gírias ou informalidades. Agradeça e assine.

Carta Informal – Esse tipo de carta já é aquela que você envia para um amigo ou parente e não precisa de um tratamento tão informal.

No topo da página você vai colocar o cabeçalho com a cidade e a data. Logo abaixo um cumprimento mais informal e então o corpo da sua carta, onde você trata do assunto interessado. Quando terminar a sua carta, basta despedir-se informalmente e assine.

Leia o post anterior:
OI INDICA
OI INDICA AMIGO

OI INDICA AMIGO - Que tal desfrutar de um programa em que todo mundo ganha? Imperdível, não é? Se você...

Fechar