COMO FAZER CERVEJA CASEIRA

Publicado em: Receitas
data 15.02.2013

COMO FAZER CERVEJA CASEIRA – A maioria das pessoas pensa que fazer cerveja deve ser extremamente difícil, muitos não sabem que ela é uma bebida que pode ser feita em casa, pois é, você pode fazer a sua cerveja, e apreciá-la, servir amigos em uma festa. Ela não é tão complexa, porem não tão simples.De ingredientes você não terá muitos problemas, são apenas 4 (quatro), você leu muito bem, 4 ingredientes, a água , o malte, o lúpulo e fermento.

COMO FAZER CERVEJA EM CASA

A primeira ação que irá fazer é a brassagem. A brassagem não é nada mais que o cozimento do malte (moído) escolhido, a fim que se retire os açucares necessários para a fermentação da cerveja. É sobre este açúcar que o fermento agirá mais adiante. A temperatura da panela deve estar em 78° C (cuidado para não estragar sua bebida, fique atento a temperatura) para que este processo ocorra, ou seja, para que as enzimas sejam inativas juntamente com suas ações. Depois de alcançar a temperatura exigida desligue o fogo e deixe o mosto ( a mistura da água com o malte) descansar por cerca de uma hora.

Em um segundo momento, temos a filtragem, a mistura que foi cozida é filtrada e passada pra uma nova panela de fundo falso (aquelas que podemos cozinhar alimentos a vapor), volta-se a mistura para a primeira panela. O Bagaço do malte deve ser lavado com água quente a 78° C, para melhorar o rendimento e retirar o açúcar. Volte a mistura para o fogo, com 5 minutos de fervura acrescente o lúpulo de amargor, deixe ferver por cerca de 1 hora, faltando 5 minutos acrescente o lúpulo de aroma e sabor.

Tenha cuidado a partir de agora, os utensílios que for utilizar devem estar esterilizados por álcool hospitalar, as bactérias podem alterar o sabor de sua cerveja. Coloque a panela em uma bacia com água e gelo, para fazer o resfriamento, mexe por alguns minutos no sentido anti-horário e tampe a panela, deixando-a descansar por mais ou menos uma hora. A parte líquida se separará da sólida, esta por sua vez, afundará.

Neste momento você precisará de um balde com fechadura airlock (de pressão), que tenha uma torneira na parte inferior, transfira todo o liquido para este balde e junte o fermento, na embalagem do mesmo você encontrará a temperatura ideal para o açúcar virar álcool, não se esqueça de verificar. Feche o balde, e deixe-o descansando em torno de 10 dias. A levedura irá assentar no fundo do balde, você então encaixará uma mangueira na torneira e transferirá para outro balde também com fechadura airlock. Tenha cuidado para não entrar ar, leve para um local de sua casa onde não pegue sol, deixe descansando por 15 dias.

Por ultimo passe a cerveja para outro balde, a fim de retirar os resíduos, ferva 100 gramas de açúcar com 110 ml de água, depois de fervido separe de 5 a 8 gramas (cuidado mais que isso pode fazer a garrafa explodir), coloque em cada garrafa de 1 litro, encha-a até a metade do pescoço e tampe-a. deixa descansar por mais 10 dias, depois disso basta colocar na geladeira, deixar gelar e apreciá-la.

Leia o post anterior:
CINTO PARA DEMARCAR A CINTURA
CINTOS DIFERENTES

Os cintos andaram discretos durante alguns anos, eram finos e básicos somente para sobrepor suavemente o visual, mas na atual...

Fechar