COMO FAZER COMPOSTAGEM

Publicado em: Dicas
data 22.01.2014

COMO FAZER COMPOSTAGEM – Fazer composto orgânico em casa é uma prática que tem sido resgatada nos tempos atuais, em que o novo conceito de agricultura orgânica proporciona um melhor desenvolvimento para a planta enquanto trata simultaneamente o solo.

COMO FAZER COMPOSTAGEM

Fazendo a Compostagem

Primeiramente deve-se decidir como será feito o campo para ser preenchido com areia, como um balde ou uma grande lata de lixo, para comportar todo o conteúdo, e em seguida, insira alternadamente os vegetais e os excrementos de animais herbívoros, os vegetais são o resto orgânico produzidos na cozinha, como cascas de legumes, pó de café, folhas de ervas usadas em chá, ou até papel filtro de café, hortaliças e talos de verduras.

Cada camada de vegetal e esterco, deve vir acompanhada de uma camada de areia, devendo manter alguns destes alimentos grandes, pois se decompõem mais rápido, tanto tempo da terra absorver as propriedades destes elementos mais rápido e em seguida umedeça sem encharcar, mantendo a umidade entre quarenta ou sessenta por cento, misturando diariamente e tapando para não emitir odores que atraem animais. Se perceber que está escorrendo água por baixo, ou ainda que a terra está muito molhada, considere não molhar por alguns dias, caso o contrário, se os elementos estão se desfazendo com facilidade, esfarelando, devendo então realizar o processo inverso, molhando a compostagem deixando-a úmida.

Cuidados com o Jardim

O jardim deve ser mantido limpo, evitando que animais se aproximem da compostagem, como ratos, formigas ou outras pestes que comprometam a qualidade da areia, já que a mesma deve ser tratada e nutrida com o método da compostagem. Se puder, garanta que as laterais da compostagem sejam vedadas, mantendo abertura somente no solo, e se possível uma tampa removível em cima da compostagem.

Renovar os vegetais e estercos serão necessários pelo menos uma vez no mês, porém, sempre que puder, podendo repor também um pouco toda semana, cuidando para que a terra não fique muito úmida, e não perca as propriedades, sendo a compostagem caseira muito útil para um destino correto destes resíduos e ainda proporcionando uma terra nutrida e forte para o plantio, devendo remover parte da quantidade de terra que deseja da compostagem para plantar em vasos, e repondo nova parcela de terra e de elementos orgânicos.

Ao optar pela compostagem caseira, deve-se compreender que os cuidados com a compostagem devem ser constantes, garantindo que o espaço não seja somente um monte de lixo no quintal, sendo assim, mantenha de forma organizada e limpa a compostagem, podendo ainda considerar outras formas de dar um destino melhor para o lixo, como artesanato, reforma de objetos e itens como móveis e peças de roupa, podendo então poupar muitas coisas e evitar que as mesmas vão para o lixo sem receber tratamento adequado.

Leia o post anterior:
AS SERIES DE TV QUE MAIS FIZERAM SUCESSO
AS SÉRIES DE TV QUE MAIS FIZERAM SUCESSO

A primeira que podemos citar, é uma que é exibida até os dias de hoje, Chave e Chapolin, uma série...

Fechar