COMO FUNCIONA UMA CASA DE CÂMBIO?

Publicado em: Dinheiro
data 18.09.2013

COMO FUNCIONA UMA CASA DE CÂMBIO? – Se você vai viajar para fora do país, será necessário uma certa quantidade da moeda local do país para onde você vai viajar. A compra dessas moedas pode ser feita por casas de cambio que são facilmente encontradas nas grandes cidades e funcionam para atender todo tipo de turista. Nesses ambientes você conseguirá trocar a sua moeda local por um valor correspondente levando em conta as taxas de câmbio de cada país.

COMO FUNCIONA UMA CASA DE CÂMBIO?

Mas você saberia dizer como elas funcionam? Apesar de tão comum, poucas pessoas conhecem o sistema dessas empresas e muitas vezes se veem perdidos na dúvida sobre qual a melhor empresa e como saber se aquela transação é ou não segura. Então vamos entender melhor.

As casas de cambio são bancos?

De certa forma sim, mas nem todas têm vinculo com um banco. Muitas casas de cambio funcionam de modo independente e realizam suas transações com um caixa próprio. As casas de cambio podem ser consideradas um banco quando levamos em consideração o fato de que ela funciona com troca de moedas, mas por outro lado como as suas atividades são restritas, para o governo elas se encaixam na linha de instituições financeiras.

Como saber se uma casa de cambio é segura

Toda transação que é feita com dinheiro devem ser tomadas algumas providências para que você não acabe caindo em nenhuma enrolada. No caso das casas de cambio, existem algumas que não atuam corretamente e muitas cobram até valores além do que é permitido por lei. Se você conhece alguém que já viajou para fora do Brasil ou fez qualquer tipo de transação em casa de cambio, peça ajuda porque com certeza essa pessoa terá algum local para lhe indicar, mas se for a sua primeira vez e não tiver quem lhe ajude, existem alguns detalhes que você pode levar em conta e saber se a empresa é ou não idônea.

A primeira coisa que você deve questionar é sobre recibos. Nenhuma transação financeira em nosso país deve ficar sem um recibo de comprovação e se a empresa lhe negar isso, pode acionar os órgãos competentes porque existe algo de irregular. Observe também se o local possui autorização junto ao Banco Central para funcionar. Esse certificado deve ficar visível, mas muitas empresas não obedecem essa norma. Caso você não encontre nada que identifique o funcionamento regular quanto a isso, peça ao responsável pela empresa tal identificação.

O certificado emitido pelo Banco Central dá segurança aos clientes de que naquele estabelecimento são feitas transações com moedas reais.

Que documentos são solicitados?

Por ser uma transação financeira, você terá que comprová-la então as empresas pedem algumas documentações para que isso seja feita. Em uma transação simples com troca de moeda apenas, se isso for feito com valores até 10 mil reais, somente um documento de identificação com foto e registro é solicitado. Se o valor for superior, por obrigação a casa de cambio deve fazer um registro de pessoa física ou jurídica com os dados do cliente.

Leia o post anterior:
WWW.CARTAOELO.COM.BR/ESCOLHAELO - PROMOÇÃO ESCOLHA ELO TODO DIA
WWW.CARTAOELO.COM.BR/ESCOLHAELO – PROMOÇÃO ESCOLHA ELO TODO DIA

WWW.CARTAOELO.COM.BR/ESCOLHAELO - A Promoção Escolha Elo Todo Dia é uma iniciativa incrível em que você terá a oportunidade de ganhar...

Fechar