COMO LIDAR COM A INVEJA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Publicado em: Geral
data 15.02.2014

COMO LIDAR COM A INVEJA NO AMBIENTE PROFISSIONAL – Existem algumas pessoas que sentem inveja e convivem com isso de forma madura, simplesmente tentando ignorar o fato ou ainda tentando superar o próximo, mas existem outras pessoas que não se conformam em sentir inveja ou ainda mesmo não conseguem lidar com este sentimento, tentando promover a queda de quem é invejado. No ambiente profissional é muito comum observar a inveja, já que normalmente, o invejoso tenta ao máximo criar situações que coloquem o invejado em posição desprivilegiada.

COMO LIDAR COM A INVEJA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Ter uma boa relação com o patrão, ser apreciado pelos colegas de trabalho ou até mesmo ter um computador que tenha softwares mais avançados pode desencadear a inveja nas demais pessoas, já que a inveja envolve uma comparação de habilidades, capacidades ou ainda de oportunidades que se tornam sucesso em relação aos envolvidos.

Inveja vs Competitividade

A competitividade no ambiente de trabalho pode ser positiva ou se tornar destrutiva quando há inveja relacionada ao cotidiano, já que a competitividade impulsiona o profissional a superar todos os dias suas capacidades, no entanto, quando há inveja, cria-se um obstáculo no sentido de superar a si e querer se desenvolver a partir da habilidade do próximo.

A pessoa eu sente inveja tem sua produtividade diminuída nitidamente, já que passa a apresentar desinteresse em produzir e se dedica a acompanhar o processo de trabalho do colega invejado. Este tipo de comportamento pode influenciar no ambiente de trabalho, tornando-o inóspito, desconfortável, podendo ainda causar a dificuldade de convivência entre a equipe. No entanto, o invejado não deve se anular por ser invejado, mesmo que seus talentos ofusquem os demais, devendo os demais companheiros de trabalho reconhecer os próprios talentos e habilidade e buscar o próprio destaque no ambiente.

Quanto mais expostos estamos, mais chamamos atenção, sendo assim, é ideal que o invejado seja discreto principalmente em relação a sua vida, mantendo somente o foco profissional como motivo de sucesso, já que determinadas informações pessoais podem desencadear uma maior inveja nas pessoas que estão propícias a alimentar este sentimento, sendo assim, evitar falar sobre projetos pessoais, objetivos ou ainda revelar segredos pode garantir a integridade da identidade, já que o invejoso poderá também deturpar as informações que possui para promover as situações constrangedoras, como fofocas, implantar impressões erradas a respeito do invejado nos demais ou ainda desmerecer o trabalho na frente de todos por conhecer algumas inseguranças alheias, tornando o cotidiano ainda mais tenso e difícil de lidar, e possivelmente o invejado poderá sofrer algum dano emocional e se sentir desmotivado.

Leia o post anterior:
COMO ANDA A ORGANIZACAO PARA COPA DO BRASIL
COMO ANDA A ORGANIZAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO NO BRASIL EM 2014?

Desde o início a escolha do Brasil para a sede da Copa do Mundo (e também das olimpíadas de 2016),...

Fechar