COMO MONTAR UMA PLANILHA DE GASTOS

Publicado em: Dinheiro
data 21.11.2013

COMO MONTAR UMA PLANILHA DE GASTOS – Para criar uma planilha de gastos é simples, mas são necessários alguns passos importantes para esta tarefa.

A primeira e muito importantes é saber exatamente como esta a sua situação financeira, explicando melhor e já colocando em pratica a elaboração de nossa planilha peguem todas as suas contas e fazer uma lista.

COMO MONTAR UMA PLANILHA DE GASTOS

Primeiro devemos mensurar, ou seja, juntar e calcular todos os gastos mensais fixos, como conta de água, luz, telefone fixo e móvel, doméstica, prestação da casa ou aluguel, despesas que temos sempre, depois faça outra lista com os gastos variáveis como o cafezinho na rua, o almoço, a bala, o salgado fora de hora tudo isso deve ser listado.

Depois vamos observar as prestações, empréstimos, financiamento, e entre outros separando eles conseguimos entender se estamos gastando a mais do que deveríamos, em situação de nome com restrição por extensos acordos com cartões e bancos a melhor opção é não de render aos juros, procure ajuda com as próprias instituições ou até mesmo o próprio PROCON que auxilia.

Tendo em suas mãos o controle absoluto de onde vai o seu dinheiro vamos elaborar a planilha, a muitas formas podemos criai no Excel, baixar os modelos prontos na internet ou até mesmo continuar com a opção da caderneta ou caderno de despesas, para quem é sinestésico e de o papel, separe um caderno somente para esta atividade, e vamos enfrente, a dica servira até mesmo para a elaboração da planilha.

1- Separe uma coluna para colocar a informação de quanto ganha;
2- Separe outra coluna para inserir as informações dos gastos fixos;
3- A terceira coluna para as prestações;
4- A quarta coluna é para os gastos esporádicos, ou fora de ordem como especificamos;
5- Para a cultura e fazer;
6- E para os imprevistos como; desemprego doença e etc.

Depois de separa todas as colunas deveram organizar isso por mês, na planilha podemos colocar algumas abas ou quadrados e no caderno folhas ou páginas, o que estamos fornecendo são ideias, e cabe a você escolher a forma de organização que deseja, porque quando nos identificamos com isso, sentimos mais a vontade para inserir as informações.

Quem opta pela planilha ao final de cada coluna deve programar o calculo automático com a seguinte formula na ultima linha “=soma” ao digitar esta formula deixe o cursor selecionando no local onde o calculo deve aparece e seleciona onde deseja calcula, sem do assim será desta forma =soma( itens selecionados) e enter, para o caderno vamos na base da calculadora.

Os gastos fixos não podem ultrapassar de 30% somados com as dividas com financiamentos e acordos, 30% com a manutenção, por exemplo, educação e seguro de vida, mais 20% para os imprevistos, e mais 20% para a diversão exemplo cinema.

Após calcular tudo observe se os seus gastos estão dentro deste padrão.

Leia o post anterior:
Chances de engravidar de gemeos
CHANCES DE ENGRAVIDAR DE GÊMEOS

CHANCES DE ENGRAVIDAR DE GÊMEOS - Será que apenas ter gêmeos na sua família já é o suficiente para ter...

Fechar