COMO PARAR DE ROER AS UNHAS

Publicado em: Saúde
data 18.09.2013

COMO PARAR DE ROER AS UNHAS – Começa com um simples movimento de levar um dedo até a boca e começar a dar pequenas mordidas na unha. E quando as pessoas percebem novamente estão com a mania de roer as unhas compulsivamente. E a grande maioria das pessoas que percebem que estão com este hábito compulsivo acabam realmente querendo parar, porque afinal de contas não é nada saudável.

COMO PARAR DE ROER AS UNHAS

O problema acaba sendo maior especialmente para as mulheres que cultivam o hábito de manterem suas unhas grandes e pintadas. Isso porque as mulheres que roem as unhas acabam colocando muito dinheiro fora na tentativa de deixar suas unhas bem arrumadas. Além de deixar as unhas com um aspecto horrível, existem ainda algumas outras problemas que roer as unhas trazem, especialmente para a saúde das pessoas. Isso porque as unhas no sistema digestivo das pessoas acaba comprometendo muito e podendo causar sérios problemas intestinais.

Além disso todos sabemos que as unhas são muito sujas, afinal de contas estamos sempre colocando os dedos em muitos objetos que são sujos. E quando estamos roendo as unhas na verdade estamos transportando uma grande quantidade de sujeira diretamente para a nossa boca, correndo um sério risco de desenvolvermos uma doença mais grave.

Porque as pessoas roem as unhas

Este hábito de roer as unhas é tão comum entre as pessoas que ganhou até um nome: Onicofagia. E um fato curioso é que as pessoas não roem apenas as unhas das mãos, sendo que existe uma grande quantidade de pessoas que também acabam roendo as unhas dos pés. Geralmente acaba sendo um comportamento que está diretamente relacionado ao nervosismo ou ao stress, se transformando em uma espécie de válvula de escape. Mas outros motivos também podem levar as pessoas a roerem as unhas, como fome, tédio ou ansiedade. Em casos mais graves também podem ser indicações de problemas mentais.

Dicas para parar

O primeiro passo para começar a parar de roer as unhas é realmente conseguir identificar o momento que leva a pessoa a começar a levar aos dedos até a boca. Para isso, é importante que realmente as pessoas prestem atenção nos seus sentimentos neste momento, para saber se o ato de roer as unhas começa quando se está estressado, ansioso, ou em outros momentos.

Manter as unhas sempre curtas e lixadas é um truque muito interessante para as pessoas que querem realmente evitar de roer, porque com as unhas mais curtas realmente fica mais difícil e em alguns casos pode machucar, o que pode ser mais um estimulo para as pessoas pararem de roer as unhas.

O esmalte também pode ser um estímulo. Na grande maioria dos casos as mulheres acabam pensando duas vezes antes de colocar o dedo na boca para começar a roer. Isso porque ela acaba realmente ficando com pena e pensando no dinheiro que gastou para deixar as suas unhas em ordem. A dica neste caso é, pelo menos uma vez por semana fazer as unhas para deixar elas sempre bonitas e que isso sirva de incentivo.

Outro benefício de fazer as unhas constantemente é que o esmalte geralmente tem um gosto ruim quando levado a boca, o que acaba sendo mais um estimulo para que as pessoas deixem de roer as unhas, já que o cérebro vai acabar se lembrando que toda vez que a pessoa fizer isso terá que sentir um gosto desagradável.

Encontrar algumas outras formas de canalizar esta energia que faz com que a pessoa roa as unhas pode ser uma excelente alternativa. Experimente mascar um chiclete toda vez que sente a necessidade de roer as unhas.

Leia o post anterior:
QUAIS SAO OS SINTOMAS DE PROBLEMAS HORMONAIS
QUAIS OS SINTOMAS DE PROBLEMAS HORMONAIS?

QUAIS OS SINTOMAS DE PROBLEMAS HORMONAIS? - Os hormônios sempre são uns problemas para muitas pessoas, principalmente quando as pessoas...

Fechar