COMO SE PREPARAR PARA A REDAÇÃO DO ENEM

Publicado em: Cursos Dicas
data 04.01.2014

COMO SE PREPARAR PARA A REDAÇÃO DO ENEM – Nos últimos anos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser cada vez mais concorrido, não apenas pelos alunos que estão terminando o ensino médio nas escolas públicas e particulares de todo o país, mas, também, de pessoas que já concluíram os estudos e estão em busca das vagas nas principais universidades do país.

COMO SE PREPARAR PARA A REDAÇÃO DO ENEM

Embora a prova de matemática e física sejam o grande medo de grande parte dos estudantes que irão fazer o exame é imprescindível levar em consideração que a redação não é um mero detalhe e uma nota, pelo menos, boa pode fazer a diferença entre conseguir uma vaga ou não.

Porém, é possível se preparar para uma redação como para uma prova, por exemplo, de matemática? Claro que é e tudo começa em estar atento as notícias que estão na mídia tanto escrita ou falada. É notório que em todas as redações anteriores do Enem assuntos contemporâneos foram levantados como tema principal para a redação e, desta forma, alunos que estão a par do tema tem a possibilidade de saírem melhor na prova. Isso significa dizer que o primeiro passo é prestar atenção durante o noticiário, principalmente, em matérias mais amplas como economia, meio ambiente, entre outras.

Em segundo lugar é necessário ler muito para melhorar o vocabulário, pois mesmo não sendo obrigatória a utilização de termos mais rebuscados durante a redação é importante não repetir palavras e, portanto, um vocabulário amplo somente a leitura de bons livros poderá lhe acrescentar.

Outro ponto interessante é que a redação é uma verdadeira prova de português e, desta forma, é possível treiná-la exaustivamente. Uma excelente opção é solicitar a seus pais, irmãos ou, até mesmo, amigos e vizinhos que lhe sugiram um tema para escrever uma redação em casa – não crie você mesmo o tema, pois acabará sempre escolhendo algo que já possui conhecimento e não treinará a tensão da surpresa que acabará acontecendo na prova.

É importante ressaltar que quando estiver fazendo a redação em casa siga as regras que são cobradas pela comissão organizadora do Exame Nacional do Ensino Médio escrevendo dentro do número de linhas (entre o mínimo e o máximo), além de marcar um tempo específico para fazer a prova. O primordial ao treinar uma redação não é fazer apenas uma vez e, sim, ter o hábito de, se não todo o dia, pelo menos, fazer três redações por semana.

Não podemos garantir que você irá se sair bem na redação do Enem somente seguindo estas orientações de como se preparar corretamente, porém podemos lhe garantir que a possibilidade de sucesso é muito maior chegando, inclusive, segundo alguns professores a número superiores a 75% de notas acima de 8,0 somente na redação.

Leia o post anterior:
DECORACAO DE ESCRITORIO
DECORAÇÃO DE ESCRITÓRIO

DECORAÇÃO DE ESCRITÓRIO - O ambiente decorado reflete o conforto e a dedicação da empresa, principalmente se o ambiente for...

Fechar