COMO TRATAR UMA GRIPE

Publicado em: Saúde
data 15.02.2014

COMO TRATAR UMA GRIPE – Identificar gripe de resfriado é um problema que muitas pessoas enfrentam, no entanto o resfriado não apresenta sintomas como dores musculares e fadiga intensa, podendo ainda apresentar um quadro clínico de febre alta, sendo assim, o resfriado se limita ao incômodo da congestão nasal e possível dor na garganta, sendo assim, para diagnósticos diferentes, são prescritos medicamentos diferentes.

COMO TRATAR UMA GRIPE

A automedicação não é muito recomendada pelos médicos, principalmente porque a gripe apresenta sintomas semelhantes a dengue, sendo assim seria necessária a avaliação médica para garantir que os sintomas não estejam apresentando algo pior. É possível que para tratar a gripe, sejam prescritos medicamentos que controlem os sintomas, como um antitérmico para controle da febre e um antiviral, mas algumas medidas podem ser tomadas em paralelo com estas medicações.

Tratando a gripe

Permanecer em repouso é o tipo de recomendação médica e não é a toa, já que durante o repouso, o organismo reúne energias para poder combater a virose, devendo então o paciente se submeter a grandes períodos de descanso, além disso, alivia as dores musculares.

A ingestão de muito líquido é sempre recomendada pelos médicos, e para aliviar a dor de garganta, parte deste líquido poder ser convertida em chá, que alivie as dores da garganta, como o chá de gengibre. Os sucos de fruta, vitaminas e sopas podem permitir uma forma suave do paciente ingerir os nutrientes necessários para combater a virose, além de permitir a ingestão facilitada dos alimentos, já que a garganta dolorida não contribui.

Ingerir aspirina durante o processo de recuperação poderá aliviar as dores musculares e ainda acelerar o processo de recuperação da virose, porém, o uso da aspirina deve ser orientado pelo médico durante a consulta, podendo então sugerir as doses diárias que proporcionem nesta melhora.

Apesar do fato de ingerir alimentos ser um pouco incômoda durante o período de gripe, um pequeno esforço para comer frutas deve ser feito, podendo combinar uma salada de frutas adoçada somente com mel, dando prioridade as frutas que possuem vitamina C, como a maça e a laranja, combinadas ao abacaxi.

Quando a dor de cabeça começar a incomodar, e isso ocorre justamente nos primeiros dias de gripe, coloque os pés em uma bacia de água morna e consuma um pouco de água de coco com gengibre ralado. A sensação de peso na cabeça é criada devido a substâncias produzidas pelo organismo, podendo ser desencadeada pelo consumo de carne vermelha, leite, frituras e queijo, sendo assim, evite estes alimentos durante a enfermidade e consuma a solução pelo menos três vezes na semana.

Leia o post anterior:
ROCK IN RIO 2013 - BANDAS CONFIRMADAS, LINE UP, ATRAÇÕES
ROCK IN RIO 2013 – BANDAS CONFIRMADAS, LINE UP, ATRAÇÕES

O Rock in Rio é o maior festival de música de todo o mundo e costuma reunir grandes fãs da...

Fechar