CUIDADOS AO VISITAR UMA CACHOEIRA

Publicado em: Viagem e Turismo
data 22.01.2014

CUIDADOS AO VISITAR UMA CACHOEIRA – As férias de verão nem sempre condiz com praia, pois muitas pessoas têm como objetivo fugir de praias lotadas e engarrafamentos, considerando um passeio em cachoeiras como opção mais fresca e relaxante de diversão, prezando principalmente o contato com a natureza.

CUIDADOS AO VISITAR UMA CACHOEIRA

As cachoeiras podem ser traiçoeira quando não se tem um cuidado especial com a própria segurança, sendo a primeira aparição de perigo no chão, ou seja, a cachoeira possui muitas pedras e estas pedras podem conter limo, lodo e superfície escorregadia, devendo então manter atenção onde pisa e sempre se segurando em algo, como apoiar em árvores, andar com as mãos no chão para manter a firmeza da pegada ou ainda se apoiar em pedras maiores.

Nos períodos de verão, as chuvas do final da tarde podem elevar o nível do rio da cachoeira, causando afogamentos, sendo assim, mantenha a segurança permanecendo na beira do rio, devendo ainda considerar a força da correnteza que pode carregar uma pessoa facilmente. Esta correnteza ainda pode mover pedras e troncos no fundo do rio, ocasionando em algum acidente ou ainda em ferimentos.

Se no meio do percurso houver dificuldade na travessia, esqueça os pulos e encontre um jeito melhor de atravessar, este cuidado está principalmente relacionado a pedras escorregadias e a aderência do calçado que está utilizando, normalmente os chinelos populares não são próprio para andar em locais úmidos ou molhados, sendo assim, considere o uso de um calçado apropriado para esta finalidade e sempre opte por não pular ou se pendurar em cipós para atravessar, nem sempre estes cipós ou raízes são seguras, somente o Tarzan consegue. Avalie o tipo de pedra que irá pisar, algumas podem estar soltas, causando desequilíbrio.

A cachoeira também tem o risco de uma tromba d’água, ou cabeça d’água como é conhecida em alguns locais, e consiste no acúmulo de água de outros locais que ocorreram chuvas, surgindo abruptamente no decorrer do rio, possui uma forte correnteza capaz de levar facilmente as pessoas que estão dentro da água.

Água muito gelada no verão é muito bom, mas tenha certeza de ser uma pessoa ativa fisicamente e ter os níveis de potássio altos, para não sofrer com câimbras durante o nado, apesar de ser uma dor passageira, é possível que em locais mais fundos, a possibilidade de conseguir voltar para um local seguro seja somente com o auxílio de alguém.

Se tiver juntado a crianças, mantenha-as em locais rasos, com brincadeiras seguras e nunca tire os olhos delas, pois se perdem facilmente e se ferem com muita rapidez, devido ao espírito aventureiro e a curiosidade em explorar o local, podendo ocasionar em acidentes e ferimentos, tornando o passeio mais curto.

Leia o post anterior:
Maquiagem para Pele Negra
DICAS DE MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA

MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA - Antigamente as negras tinham problemas em se maquiar, pois raramente achavam boas maquiagens para o...

Fechar