CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O MAR

Publicado em: Dicas
data 05.12.2013

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O MAR – A maioria das pessoas aproveitam as férias na praia, consequentemente no mar, o que acarreta aos perigos da água, do calor, sol, etc.

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O MAR

O maior cuidado que se deve ter nessa época de férias, principalmente para as pessoas que escolheram o mar é o cuidado com crianças e adultos que não sabem nadar, pois a maioria das mortes registradas nas praias se deve ao afogamento.

Os devidos cuidados devem ser seguidos, a fim de evitar qualquer tipo de acidente, susto ou até mesmo algo mais sério.

Dicas e Cuidados

Sugestões para prevenir acidentes:

• Um dos principais cuidados antes de entrar no mar e se expor ao sol é o uso correto do bloqueador solar que deve ter ação hidrante, com ampla proteção UVA/UVB e de preferência resistente á água. O bloqueador deve ser usado tanto para crianças quanto para adultos e de acordo com a sensibilidade da pele. Outro cuidado é o uso de coletes para adultos e crianças que ainda não sabem nadar.

• Evite pisar em pedras submersas, pois os ouriços do mar habitam nelas e podem espetar seu pé levando a uma possível infecção, além da dor, ainda as pontas deverão ser removidas com uma agulha esterilizada, no sentido que entraram com uma pequena pinça.

• Procure evitar pisar em pedras molhadas, caso estiver pescando ou caminhando em um costão, pois geralmente é uma característica de que as ondas chegam nelas, e pode se tornar escorregadio e se o mar estiver bravo, as ondas ainda levarão você. Mantenha uma distância de mais de dois metros da parte molhada. Se tiver qualquer dúvida, desista, pois na maioria dos casos ocorrem de acidentes fatais.

• Caso você alugue um barco do tipo: Laser, caiaque ou similar e ainda não é um marinheiro, nunca saia sem colete. Busque conhecer o dono do barco e o trajeto, a fim de respeitá-lo. Nunca, você e quem estiver em sua companhia, devem descer do barco em mar aberto ou em uma profundidade que você não dê pé, pois a corrente levará o barco e você não poderá alcançá-lo. Se ocorrer de virar, jamais se solte do barco.

• Jamais se aproxime de outras embarcações se não tiver a certeza absoluta que estão visualizando você. Atenção deve ser redobrada se estiver em companhia de crianças.

Quando estiver na praia com crianças, o ideal é que procure os salva-vidas e pergunte a respeito dos setores perigosos da praia, depois se instale nos seguros. Você deve instruir as crianças, em caso de perder-se, a ficar no mesmo lugar, e que você procurará por eles. Dê pontos claros e diferenciados e diferenciados para que eles se localizem, ou melhor, instale-se em um lugar que seja fácil de distinguir. Em bebês de colo ou crianças pequenas coloque uma etiquetinha impermeável, na roupa de banho ou no pulso com seu telefone celular ou nome da pousada, telefone e número do quarto.

Leia o post anterior:
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - Cursos técnicos são boas opções para quem busca uma especialização profissional para estar...

Fechar