DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CAPIVARAS

Publicado em: Saúde
data 14.03.2014

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CAPIVARAS – A capivara é uma espécie de mamífero sendo o maior roedor do mundo ela também é conhecida por carpincho e capincho. Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) esses roedores são vetores para febre maculosa, ou seja, transmite essa doença, sendo considerados hospedeiros e amplificadores da bactéria responsável pela doença, a Rickettsia.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CAPIVARAS

Devido às grandes áreas naturais do Brasil, se torna impossível o controle dos animais e de outras situações como o desmatamento, queimadas e até caçadas.

Dessa forma ocorre o aumento na criação desses animais assim como a proliferação de doenças.

Em muitas regiões a carne da capivara é muita apreciada, sendo considerada uma especiaria, no entanto sua caça é proibida por lei, mas algumas pessoas desavisadas ou até mesmo sabendo insistem em consumir essa carne.

Algumas doenças transmitidas pelas Capivaras

Além dos fatores acima mencionados, os pesquisadores da área garantem que esse mamífero é infestado de carrapatos, esses carrapatos geralmente possuem muitas doenças sendo transmissores, dessa forma as capivaras são infectadas pelos carrapatos e conseqüentemente transmitem essas doenças para a carne.

Não apenas pelos carrapatos, mas de outras formas essas doenças podem ser transmitidas, assim os carrapatos que foram hospedeiros da capivara, estes se tornarão hospedeiros de algum ser humano.

Durante os últimos anos essa doença vem tomando cada vez mais espaço, de acordo com dados de pessoas que foram diagnosticadas com a mesma, dessa forma deixando em alerta algumas instituições especializadas em saúde.

Dica:

A principal dica se refere à informação de que realmente esse animal é um vetor de muitas doenças, dessa forma o consumo dessa carne também transmite doenças, por isso os veterinários recomendam que não seja consumido a carne desse animal, principalmente em maiores quantidades, pois como mencionado a mesma é um transmissor de diversas doenças.

Informação:

Dados de pesquisas coletado durante vários anos sobre esse animal tinham o intuito de conhecer mais sobre esse mamífero a fim de averiguar se realmente a capivara era o principal responsável pela propagação da febre maculosa, os estudos identificaram a responsabilidade da transmissão dessa doença como sendo desse roedor.

A maior preocupação vem dos proprietários de fazenda que possuem gados e outros animais, devido à infecção da febre maculosa, pelo fato de que os grandes fazendeiros podem correr o risco de a infecção espalhar por todo o gado.

Existem muitos órgãos responsáveis por verificar a higiene e doenças dos abatedores, mas isso não impede que algum desses animais seja infectado e por conseqüência possa vim a infectar algum ser humano e dessa forma ocorre à propagação dessa doença.

Por fim a vigilância sanitária deve redobrar a atenção quanto a esse assunto que afeta as pessoas, assim como todos os centros urbanos.

Leia o post anterior:
HSBC PREMIER
HSBC PREMIER

O HSBC Premier é o produto ideal para quem pretende desfrutar de serviços e produtos desenvolvidos sob medida, para atender...

Fechar