EFEITOS DA DROGA RUSSA KROKODIL INCLUEM NECROSE MUSCULAR

Publicado em: Saúde
data 15.07.2013

DROGA RUSSA KROKODIL – O nome tem tudo a ver com os efeitos da droga kokodil: a pele dos usuários fica azulada e escamosa, semelhante à pele dos crocodilos. Trata-se de uma droga usada como alternativa à heroína devido à facilidade de fabricação (pode ser feita no fogão de casa) e ao baixo custo. Enquanto uma dose de heroína custa cerca de R$ 170 reais, uma dose de krokodil não passa de R$ 10 reais.

EFEITOS DA DROGA RUSSA KROKODIL INCLUEM NECROSE MUSCULAR

Os efeitos da droga kokodil começam na aplicação. A área onde é injetada entra em necrose, ou seja, devido aos efeitos da droga kokodil, a carne morre, os músculos apodrecem deixando os ossos expostos. Essa droga é feita a partir da desomorfina, uma substância analgésica e sedativa, dez vezes mais forte que a morfina.

Além dos efeitos da droga kokodil, abandonar o uso é extremamente difícil. Ao deixar de usar, os efeitos da droga kokodil deixam o viciado em crise, sente dores violentas e náuseas por cerca de trinta dias, sendo compelido a usar novamente para sentir os efeitos da droga kokodil. Os efeitos de abstinência da heroína passam rapidamente, enquanto que os efeitos da droga kokodil durante a síndrome de abstinência são prolongados.

A sequência de produção da droga são os seguintes: a codeína é transformada em desomorfina, recebendo produtos como gasolina, fósforo vermelho, iodo, ácido clorídrico como reagentes e solventes. A fabricação é feita em casa, pelo próprio viciado em um fogão comum e injetada em seguida. Devido à falta de higiene e de cuidados, os efeitos da droga kokodil causam tanto estrago no usuário.

A droga foi identificada pela primeira vez na Sibéria em 1992, espalhando-se pela Rússia. O Ministério da Saúde brasileiro ainda não registrou a presença dessa droga em território nacional. Apesar dos terríveis efeitos da droga kokodil seu uso vem se espalhando pelo mundo, por ser uma alternativa barata à heroína.

A heroína tem efeito prolongado no usuário, mas os efeitos da droga kokodil passam rapidamente. Sentindo dores intensas, o usuário corre para a cozinha, prepara mais e injeta em si mesmo. Por isso, a rotina do usuário passa a ser fabricar e usar a droga, ficando cada vez mais mutilado, até morrer.

Todo tipo de droga causa dependência e tolerância (necessidade permanente e doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito). No entanto, os efeitos da droga kokodil são assustadores. Por isso, é preciso intensa vigilância para que não chegue mais essa droga à sociedade brasileira.

Leia o post anterior:
WWW.MASSAFM.COM.BR - RÁDIO MASSA FM - RATINHO
WWW.MASSAFM.COM.BR – RÁDIO MASSA FM – RATINHO

WWW.MASSAFM.COM.BR - A Massa FM é uma empresa que integra o Grupo Massa, o 2º maior grupo de comunicação do...

Fechar