EMPREGOS EM PEDAGOGIA

Publicado em: Empregos
data 21.01.2015

Embora muitos dos empregos em pedagogia estejam nas salas de aula, o campo de atuação desse profissional não se restringe à docência. Ele pode trabalhar em órgãos públicos, como as secretarias de educação do estado e do município, que abrem concursos públicos para novas contratações de forma periódica.

EMPREGOS EM PEDAGOGIA

Entre as funções mais comuns que o pedagogo pode exercer além de professor, portanto, é de coordenador pedagógico junto às escolas públicas. Além disso, atualmente, as creches também estão tendo a obrigação de contratar o profissional da pedagogia. Além das escolas privadas, quem se forma nesse curso pode ainda trabalhar na esfera privada de outras maneiras.

Uma delas é, no meio empresarial, desempenhando a sua atividade de saber como ensinar. Um exemplo é a pedagogia hospitalar, onde o pedagogo deve elaborar projetos didáticos para crianças e jovens internados. Outro segmento responsável por abrir novas vagas de emprego para formados em pedagogia é na educação corporativa.

Aqui, os profissionais colocam os seus conhecimentos em prática ao trabalharem com programas de divulgação da cultura das grandes empresas, bem como a aprendizagem contínua dos funcionários.

Os estados brasileiros do sudeste e do sul são as regiões onde os pedagogos são principalmente contratados com mais êxito, pois reúnem as melhores oportunidades. No entanto, os demais estados também contam com empregos para os formados em pedagogia.

Onde conseguir empregos em pedagogia

São as escolas que empregam, principalmente, os pedagogos, seja nos sistemas de ensino ligados ao governo federal, estadual, municipal ou privado. Mas o profissional encontra emprego também prestando assessoria a entidades sociais e consultoria em empresas e mesmo na esfera pública.

O pedagogo tem grande importância na elaboração de políticas públicas relacionadas à educação, principalmente, quando é servidor público de secretarias de ensino. A administração escolar, com o gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros das instituições de ensino é outro campo de atuação para quem faz o curso superior de pedagogia.

Hoje em dia, outro segmento que é de fundamental importância a sua presença é na educação especial, ao desenvolver material didático adequado a crianças e adultos portadores de deficiência. O pedagogo também sabe como dar uma aula específica para esse tipo de aluno.

Orientação educacional a alunos e supervisão educacional, ao orientar professores e educadores, bem como avaliar o seu trabalho, para melhorar a qualidade do ensino são outras áreas de atuação. Estima-se que o país tenha 1,3 milhão de pedagogos, sendo que a única exigência é o diploma do curso superior de pedagogia.

A profissão ainda não é regulamentada por lei, mas existem dois projetos de lei (nº 196, de 2009, no Senado Federal, e nº 4.746, de 1998, na Câmara dos Deputados) em trâmite que quando aprovados terão esse fim.

Leia o post anterior:
WWW.VIAGEMCAMPEA.COM.BR - PROMOÇÃO P&G 2014 VIAGEM CAMPEÃ
WWW.VIAGEMCAMPEA.COM.BR – PROMOÇÃO P&G 2014 VIAGEM CAMPEÃ

WWW.VIAGEMCAMPEA.COM.BR - Que tal ganhar um viagem com direito a acompanhante, como você sempre sonhou, para você finalmente ter a...

Fechar