FOBIAS MAIS ESTRANHAS

Publicado em: Saúde
data 14.12.2013

FOBIAS MAIS ESTRANHAS – As fobias pode ser uma coisa um tanto quanto debilitantes, pois imagine não ser capaz de subir em algum lugar, porque tem medo de altura (acrofobia) ou não ser capaz de entrar em um elevador, porque tem medo de lugares fechados (claustrofobia) ou, ainda, gritar e até mesmo desmaiar ao primeiro sinal de uma aranha (aracnofobia). Ainda assim, estas fobias são realmente fáceis de imaginar e entender.

FOBIAS MAIS ESTRANHAS

Por outro lado, algumas fobias são simplesmente estranhas e loucas e surpreendem a mente dos não-portadores. Aqui está uma lista das top 5 fobias mais estranhas do mundo.

5. Telefonofobia – Medo de fazer ou receber chamadas telefônicas

Ocorre aquele silêncio ao telefone quando as duas pessoas não tem nada para fazer ou ficam esperando para ver quem fala primeiro é normal, porém existem pessoas que tem medo deste cenário e acabam por desenvolver telefonofobia. Essas pessoas simplesmente não pegam o telefone, chamam outras pessoas para atender uma chamada ou possuem uma secretária eletrônica.

4. Fobofobia – Medo de ter uma fobia

Ok, vamos tentar explicar direito. Fobia significa ter um medo, enquanto fobofobia é o medo de ter medo. Esta é, obviamente, mais psicológica do que qualquer outra coisa porque não existem estímulos ambientais que desencadeiam esse medo. É como se o doente não quer ficar com medo, mas ao ficar, já está intrínseco em seu cérebro que passa a ficar com medo de que ele pode ficar com medo.

3. Antofobia – Medo de flores

As flores não representam qualquer ameaça, mas, por algum motivo, algumas pessoas desenvolveram uma ansiedade com a simples visão de uma flor, independente da espécie.

2. Heliofobia – Medo da luz solar

Assim como os Cullen, personagens dos filmes “Crepúsculo”, há pessoas que têm medo da luz do sol. Não existe uma razão médica para isso, porém imagina-se que esse medo tenha origem nas constantes advertências sobre o risco de câncer de pele ou, até mesmo, por serem apenas criaturas da escuridão, ou seja, pessoas que preferem fazer as coisas de noite pelo fato de que simplesmente acham mais fácil trabalhar e viver à noite, quando tudo é mais tranquilo e sossegado. Sofrem, no entanto, um medo irracional do sol tanto que eles colocam cortinas grossas ou até mesmo ficam no porão para manter a casa mais escura possível.

1. Espectrofobia – Medo de espelhos ou do próprio reflexo

Imagine estar com medo de ficar na frente de um espelho ou olhando para o seu próprio reflexo. Isso significa evitar todos os tipos de coisas que reflitam, como carros brilhantes, poças de água, piscinas, óculos de sol de outras pessoas, e até mesmo o monitor de seu computador ou laptop. Este medo está relacionado com a incapacidade de aceitar as imperfeições no rosto ou corpo, como manchas ou marcas de nascença.

Leia o post anterior:
O QUE E GASTRITE NERVOSA
O QUE É GASTRITE NERVOSA

Sabe o que é gastrite nervosa? A inflamação nas paredes do estômago caracteriza a gastrite nervosa, provocando uma sensação de...

Fechar