FOLICULITE – PELOS ENCRAVADOS COMO EVITAR

Publicado em: Moda e Beleza
data 18.09.2013

PELOS ENCRAVADOS COMO EVITAR – A foliculite que é o nome técnico dos pelos encravados nada mais é do que os pelos que ao nascerem não conseguem romper a pele, acabam ficando crescendo internamente e causam uma inflamação. E isso pode ser percebido através de bolinhas avermelhadas que vão surgindo nos lugares onde a inflamação existe e, o pior não é só isso, pois estas bolinhas acabam doente muito e coçando.

FOLICULITE - PELOS ENCRAVADOS COMO EVITAR

Os pelos encravados podem surgir tanto em mulheres que fizeram uma depilação com aparelho de barbear quanto em homens que além de se depilarem fazem a barba. Embora a depilação com o aparelho seja o meio mais prático, rápido e barato alguns cuidados devem ser tomados para que não surjam os indesejáveis pelos encravados.

Pensando exatamente em como evitar os pelos encravados fizemos um manual com várias dicas de como evita-los:

1ª dica

A primeira dica é para quem faz justamente a depilação através de lâminas de barbear. Recomenda-se que a lâmina seja passada no mesmo sentido dos pelos e, se possível, fazer isso durante o banho, pois com a água o pele fica mais hidratada facilitando todo o processo. Além disso, é aconselhável que a lâmina seja sempre trocada e esteja nova em cada uso.

Logo após fazer a depilação ou a barba procure evitar o uso de quaisquer cremes gordurosos ou oleosos, pois os mesmos podem dificultar o rompimento da pele pelos novos pelos.

2ª dica

De preferência por fazer uma depilação com cera, pois a mesma além de arrancar os pelos por inteiro causa um espessamento da pele, ou seja, os locais para o nascimento dos pelos ficam maiores facilitando, desta forma, sua saída.

3ª dica

Não use roupas muito apertadas, porque o pelo (folículo) terá dificuldade para romper a pele e ocasionará um pelo encravado muito mais fácil e rápido do que em uma pessoa que use roupas mais largas.

4ª dica

Após uma depilação use cremes hidratantes a base de ureia ou ácido lático, pois diminuem o ressecamento da pele e assim facilitam o nascimento dos pelos.

5ª dica

Depois que fizer um depilação procure ficar longe da exposição solar, principalmente, nas primeiras 24 horas. Isso ajuda com que sua pele não fique ressecada e queimada o que pode causar o fechamento dos locais por onde os pelos irão romper a pele.

6ª dica

Uma dica muito interessante é fazer esfoliação um vez por semana. A esfoliação irá fazer com que uma nova pele cresça sendo que esta será mais saudável e hidratada que a anterior.

7ª dica

Em casos mais graves procure um dermatologista que poderá indicar medicamentos e cremes específicos para ajudar a evitar o surgimento de pelos encravados.

Porém, se o pelo já está encravado você deve ter muito cuidado. Segundo a opinião de médicos dermatologistas a primeira coisa que se deve fazer é uma esfoliação no local para ver se o pelo sai e caso isso não resolva o problema a melhor saída é procurar orientação médico. Não é recomendável, em hipótese alguma, o uso de pinchas ou outra ferramenta pontiaguda, pois a mesma pode provocar um machucado no local e acabar marcando e manchando sua pele.

Leia o post anterior:
FIM DE ANO NA PRAIA GRANDE
FIM DE ANO EM PRAIA GRANDE – O QUE FAZER NA VIRADA DE ANO?

Praia Grande é uma região muito bem movimentada e a badalação não para nem mesmo durante a noite, por isso...

Fechar