Gerontologia – Introdução

Publicado em: Saúde
data 14.08.2012

Gerontologia – Introdução

Gerontologia é o estudo do processo de envelhecimento e inclui as ciências biológicas, psicossociais e sociológicas. A enfermagem gerontológica é o campo da enfermagem que se especializa no cuidado ao idoso. Suas práticas foram descritas pela primeira vez em 1969 e revisada pela American Nurses Association em 1976 e 1987. A enfermagem gerontológica pode ser realizada no atendimento das alterações agudas, crônicas ou na assistência comunitária. A ênfase no cuidado é direcionada à promoção e manutenção do estado funcional e independência.

Introdução a Gerontologia

A melhor condição de saúde especialmente relacionada à preservação da autonomia e da mobilidade física é um importante fator para a permanência da vida ativa nas idades mais avançadas. Sendo assim, para que o profissional possa prestar cuidado ao idoso, desenvolvendo uma assistência de qualidade, é fundamental o conhecimento teórico em relação às mudanças vivenciadas pelo indivíduo e em relação as suas novas necessidades.

O bem-estar da pessoa idosa depende de fatores físicos, mentais e sociais e ambientais e podem interferir de forma positiva ou negativa tanto na vida do idoso quanto na vida da família. O envelhecimento é o processo normal de uma mudança relacionada ao tempo, começa ao nascimento e continua por toda a vida. Em termos conceituais, o envelhecimento constituiu um processo progressivo, contínuo e dinâmico que leva ao estado de velhice e envolve principalmente aspectos interligados.

Gerontologia

O processo de envelhecimento provoca no organismo modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém é na velhice que esse processo aparece de forma mais evidente. As modificações biológicas são as morfológicas, reveladas pelo aparecimento de rugas, cabelos brancos e outras; as fisiológicas, relacionadas às alterações das funções orgânicas; as bioquímicas, diretamente ligadas às transformações das reações químicas que se processam no organismo. As modificações psicológicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situação nova do seu cotidiano. Já as modificações sociais são verificadas quando as relações sociais tornam-se alteradas devido à diminuição da produtividade e, principalmente, do poder físico e econômico, sendo a alteração social mais evidente em países de economia capitalista.

Leia também:

Leia o post anterior:
PROMOÇÃO SBP MULHERES DO BRASIL - WWW.PROMOCAOMULHERESDOBRASIL.COM.BR
PROMOÇÃO SBP MULHERES DO BRASIL – WWW.PROMOCAOMULHERESDOBRASIL.COM.BR

Que tal participar da super Promoção Mulheres do Brasil em que basta comprar para ganhar, sem maiores complicações ou sem...

Fechar