ILCE-3000K – LANÇAMENTO DA CÂMERA MIRRORLESS DA SONY – MULTI OPÇÕES DE LENTES

Publicado em: Tecnologia
data 14.12.2013

Após fazer o lançamento mundial no início de setembro, a Sony anunciou no último dia 21 de outubro o começo das vendas da nova câmera mirrorless ILCE-3000K, no Brasil. Com este anúncio é perceptível que a companhia japonesa está tomando uma abordagem diferente para o mercado das câmeras com lentes intercambiáveis, ou seja, com multiopções de lentes.

ILCE-3000K - LANÇAMENTO DA CÂMERA MIRRORLESS DA SONY - MULTI OPÇÕES DE LENTES

A ILCE-3000K possui uma resolução máxima de 20,1 megapixels e utilizada diversos recursos que só podem ser encontrados nas linhas NEX e Alpha, porém a câmera mantém a aparência de uma SLR tradicional. Apesar de não ser a primeira fabricante a adotar essa abordagem, a Sony é a primeira a chegar a um preço baixo para os seus recursos: R$ 1.499 tanto para a lente SEL1855 quanto para a máquina. No entanto, para alcançar esse preço a empresa teve que escolher alguns componentes de baixa qualidade para o LCD e para o visor eletrônico (EVF).

Superficialmente, a Sony ILCE-3000K é parecida como a Panasonic G10 que foi descontinuada recentemente, pois é uma mirrorless de baixo custo com um visor eletrônico e um LCD na parte de trás, projetado para imitar, se não desafiar diretamente a Rebel, da Canon e as SLR D3000, da Nikon.

No entanto, a ilusão se desfaz quando você pega a 3000K. Sua aparência equivale as câmeras de baixo orçamento durante o projeto de design e acabamento, além de conter poucos controles para o usuário, principalmente, pelo fato de ser uma câmera semiprofissional. O LCD é mais grosso do que estamos acostumados a ver nos dias de hoje, com uma decepcionante baixa resolução de 230.400 pontos, com um tamanho de 3 polegadas. A pequena EVF também é decepcionante, e aquilo que parece ser uma almofada de borracha em torno do exterior é realmente plástico duro, um perigo para usuários de óculos.

Talvez o problema mais aparente da nova câmera mirrorless é que não há um sensor de proximidade infravermelho para alternar entre o LCD e o EVF. Em vez disso, você tem que apertar um botão na parte superior da ILCE-3000K, que é difícil de alcançar sobre o seletor de modo.

Nossa maior preocupação é que, enquanto ela foi projetada para apelar a todos aqueles que querem a percepção de qualidade profissional oferecida pelas SLRs de outros fabricantes, isso ocorre praticamente quando a sua aparência, apenas.

Porém, a ILCE-3000K possui outros pontos interessantes como a possibilidade de gravar vídeos em resolução Full HD (1080p) a 60 frames por segundo e dois microfones estéreos embutidos. Se levarmos isso em consideração e o fato de que as fotos podem ser capturadas em 20,1 megapixels temos um conjunto de especificações difícil de ser alcançado por máquinas nesta faixa de preço, o que pode levar a dizer que seu preço é uma verdadeira pechincha.

Leia o post anterior:
COMO PREPARA LEITE CONDENSADO CASEIRO
LEITE CONDENSADO CASEIRO – COMO FAZER?

LEITE CONDENSADO CASEIRO - Um dos itens caseiros mais versáteis e mais utilizados na cozinha tradicional é o leite condensado....

Fechar