O QUE É MENTOPLASTIA?

Publicado em: Moda e Beleza
data 25.09.2013

Mentoplastia é uma cirurgia plástica realizada para a correção de deformidades do mento ou queixo. Estas deformidades podem ter sido provocadas por algum acidente (traumatismo) ou, ainda, por alguma doença.

O QUE É MENTOPLASTIA?

Diagnóstico

O diagnóstico de uma mentoplastia de partir de um médico, porém a iniciativa principal deve partir do próprio acidente, pois este pode estar sentindo algum incômodo ou, inclusive, ter uma baixa alta estima por causa deste problema.

Mesmo que se imagine que o diagnóstico, até porque é uma deformidade no queixo, o médico precisará descobrir a causa que ocasionou este problema, principalmente, se não foi por nenhum traumatismo. Por exemplo, para descobrir se a causa é alguma doença ligada ao crescimento o profissional da medicina necessitará pedir alguns exames como, por exemplo, uma telerradiografia de perfil da face e póstero-anterior, com cefalometria.

Porém, mesmo que a deformidade no mento tenha sido causada por um trauma (acidente) é recomendável ao paciente fazer uma tomografia computadorizada para tirar toda e qualquer dúvida e ter a melhor conclusão possível.

A realização dos exames é necessário, pois dependendo da origem da deformidade no queixo ou mento o tratamento é diferenciado onde uma decisão errada pode ser ainda mais prejudicial ao paciente.

Indicação

A mentoplastia é indicada para os pacientes que tenham algum dos problemas acima citados, porém é grande o número de cirurgias em pessoas que procuram alongar ou até diminuir o seu queixo mesmo que nunca tenham sofrido com algum trauma ou doença. Isto acontece porque estes pacientes não veem uma harmonia no tamanho do seu queixo com o restante da face e recorrem ao procedimento cirúrgico para fazer a correção.

Quando fazer?

Dependendo da causa da deformidade existe um momento específico para a realização da mentoplastia. Os cirurgiões plásticos recomendam que a cirurgia deva ser realização a partir da adolescência e para as mulheres, de preferência, de 2 a 3 anos após a primeira menstruação, pois após este período o queixo já terá um tamanho igual ou muito perto para toda a vida.
Claro que existem casos e casos, ou seja, em um paciente que sofreu um trauma violento no queixo e a deformidade é muito aparente e um complicador para o bem estar do mesmo este prazo pode ser antecipado.

Cirurgia

A mentoplastia é considerada uma cirurgia plástica bastante simples, podendo ser realizado, inclusive, com anestesia local. É importante conversar com o seu médico e com o próprio anestesista para saber qual a melhor forma de anestesia para você.

Em quase 100% dos casos, a mentoplastia é realizada pela parte interior da boca não deixando nenhum tipo de cicatriz no queixo do paciente.

Num primeiro momento o cirurgião plástico fará um descolamento total da pele da região e dependendo do tipo de cirurgia (redução ou aumento do queixo) terá um procedimento específico.

No aumento do queixo, mentoplastia mais realizada, o médico colocará um implante de silicone rígido ou um enxerto de ossos da mandíbula. A escolha será em comum acordo entre paciente e médico tendo como bases a anatomia do rosto do paciente.

Para a diminuição do queixo a mentoplastia é um pouquinho mais complicada, porém muito seguro também. Neste caso, o cirurgião irá retirar o excesso de osso da mandíbula do paciente até o mesmo ficar com um rosto mais harmônico.

Todos os pontos, independente do tipo de cirurgia, são internos e não precisam ser tirados.

Pós-Operatório

Assim como em toda a cirurgia, a mentoplastia provocará um inchaço no local por, aproximadamente, dois dias. Neste período, é aconselhável utilizar compressas frias de soro fisiológico. Geralmente, a única proteção do local é feita por um curativo, porém isso irá depender do tamanho da cirurgia.

O resultado final, assim como a retirada do curativo ocorre entre o sétimo e o décimo dia após a cirurgia, momento este, em que o paciente pode voltar a sua rotina normal.

Leia o post anterior:
COMO MANTER AS CRIANCAS ENTRETIDAS EM LONGAS VIAGENS
COMO MANTER AS CRIANÇAS ENTRETIDAS EM LONGAS VIAGENS

As viagens de carro, de avião ou de ônibus podem ser tranquilas ou agitadas quando as crianças não tem entretenimento,...

Fechar