O QUE É MERS?, SÍNDROME RESPIRATÓRIA DO ORIENTE MÉDIO

Publicado em: Saúde
data 18.08.2014

Já com casos confirmados nos Estados Unidos, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) já levou 10 pessoas ao óbito somente neste ano.

O QUE É MERS?, SÍNDROME RESPIRATÓRIA DO ORIENTE MÉDIO

A doença foi descoberta na Arábia Saudita em 2012 e ela e ocasionada por um tipo de coronavírus, que causa diversas complicações respiratórias, como tosse e febre. Até agora, sabe-se que 12 países já tenham notícias de pessoas atingidas pela doença, são eles: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, EUA, França, Itália, Jordânia, Kuwait, Malásia, Omã, Qatar, Reino Unido e Tunísia. Alerta-se para que qualquer pessoa que tenha passado pela região da Península Arábica procure um médico o mais rápido possível.

Como acontece o contágio?

Especialistas ainda não sabem como a MERS é transmitida, mas ainda não pararam as pesquisas para descobrir. Presume-se que o contágio seja feito através de secreções respiratórias e que a doença tenha origem animal, possivelmente de camelos.

Embora seja muito perigosa, a Mers não tem contágio tão rápido quanto outras doenças respiratórias já conhecidas, como foi o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), na China em 2002. Algumas autoridades alertam sobre o grande agrupamento de pessoas na região da Península Arábica, tendo em vista que este é um dos locais que mais atraem pessoas devido aos seus costumes bastante diferenciados. Se muitos turistas forem para lá, o contágio será realmente maior, uma vez que o mesmo irá voltar para seu país de origem e contaminar pessoas neste local.

Por que ela preocupa?

Embora a Mers não possua um contágio muito rápido, acaba matando em cerca de 40% dos casos. O mais alarmante é que ainda não se sabe um tratamento específico e nenhuma cura foi divulgada ainda.

Ainda mais especificamente, diversos locais considerados sagrados presentes na Península Arábica, como é o caso da Arábia Saudita, atraem milhões de pessoas todos os anos para o evento. Desta forma, o contágio pode ser ainda maior, causando alarme em todo o mundo. Além disso, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio provoca pneumonia severa e já existem casos em que ela também causa uma falha renal.

A doença vem se espalhando, mesmo que vagarosamente, mas como ainda não se sabe de nenhuma cura, ela pode se espalhar pelo mundo todo. Não Brasil ainda não se tem notícias de nenhum caso.

Leia o post anterior:
ISLA BOLSAS
ISLA BOLSAS

A Isla Bolsas é sinônimo de luxo atemporal, e sempre lança produtos muito modernos, atentos às mais novas tendências do...

Fechar