O QUE É SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO

Publicado em: Empregos
data 09.06.2013

Em um momento ou outro, quando se fala em questões trabalhistas, você já deve ter ouvido falar do Sine. Agora, você sabe exatamente o que é o ? Então vamos aprender.

O QUE É SINE - SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO

Como foi instituído o Sine

A ideia de criar um órgão que cuidasse das questões trabalhistas no nosso país veio a partir da instituição do decreto de n.º 76.403, de 08.10.75. De acordo com esse novo decreto, existia-se a necessidade de um órgão competente e responsável por promover uma intermediação entre uma empresa e a mão de obra disponível.

Além dessa principal função, o Sine poderia resolver uma série de questões relacionadas a empregos, inclusive ajudar no processo de contratação e desligamento. O que não se esperava era que esse órgão crescesse de uma forma tão imensa, que passou a ser o maior banco de dados com empregadores e empregados do nosso país.

Implantação do programa de seguro desemprego

Quando foi criado, em 1988 o Programa de Seguro Desemprego, o Sine passou também a responder por essa ação trabalhista. Foi a partir dessa junção de funções, que o Sistema Nacional de Empregos, o Sine, passou a ser considerado na verdade, uma rede de atendimento relacionada a questões de trabalho e não mais apenas, na intermediação de mão de obra.

Serviços prestados

Hoje o Sine está presente em todo o território nacional e possui diversos postos de atendimento espalhados por toda uma cidade. São diversos serviços oferecidos e comparando-se com o primeiro órgão criado, o Sine hoje é muito mais funcional e abrangente.

Se você está buscando emprego, quer resolver questões de trabalho, vai passar por uma demissão, procura dar entrada no seu seguro desemprego e muitas outras funções você precisa apenas se dirigir em um posto de atendimento do Sine em horário comercia, portando de todos os seus documentos.

Veja os principais serviços oferecidos pelo Sine.

Intermediação de Mão de obra

Orientação Profissional

Seguro-Desemprego

Qualificação Social e Profissional

Fomento à Economia Popular Solidária

Pesquisa e informações sobre o mercado de trabalho

Leia o post anterior:
Como evitar a Joanete
Como evitar a Joanete?

Como evitar a Joanete? A grande sacada para você evitar a joanete é a prevenção, esteja atento a quaisquer deformidades...

Fechar