O QUE FAZER COM EXTRAVIO DE BAGAGEM

Publicado em: Viagem e Turismo
data 17.09.2013

O QUE FAZER COM EXTRAVIO DE BAGAGEM – Quando vamos viajar, geralmente levamos algumas malas principalmente se forem viagens mais longas. Com isso passamos a correr um risco aparentemente incomum, mas que acontece bastante nos aeroportos e rodoviárias do mundo inteiro: o extravio de bagagens. Isso se dá muitas vezes pela falta de mobilidade na hora de transportar uma ou outra bagagem e outras vezes por falta de avisos que o próprio passageiro não indica na hora de despachar sua mala com itens mais delicados.

O QUE FAZER COM EXTRAVIO DE BAGAGEM

Como essa tem sido uma situação cada vez mais comum, muitas pessoas ainda se veem perdidas quando se encontram em tal caso. Você saberia o que fazer em caso de extravio de sua bagagem? Vamos aprender então.

Protegendo antes da viagem

Apesar de legalmente não ter validade, você pode fazer uma lista de tudo o que tinha na sua mala antes de viajar e se possível registre em filmes e fotos com data e horários marcados. Isso vai ajudar bastante a identificar o que foi perdido durante o trajeto.

Muita calma nessa hora

Percebeu que a bagagem estar extraviada? Não adianta começar a reclamar desde então sem saber exatamente o que foi perdido. Se a sua mala não apareceu de forma alguma, indicamos o próximo tópico e você já saberá a quem recorrer, caso tenha percebido extravios menores como rompimento da mala, quebra da bagagem, mala aberta ou qualquer outro tipo de dano, veja primeiro exatamente o que foi perdido antes de fazer uma reclamação.

Precaução é a palavra chave

Em caso de você carregar algo de maior valor na sua bagagem, o indicado é separar e ter uma malinha de mão para esses casos. Dinheiro, documentos, joias, eletrônicos e até mesmo uma pequena muda de roupa para um caso de emergência. Se quiser viajar ainda com mais precaução, você pode dividir as suas roupas e calçados em duas malas pequenas e não em somente uma grande. Isso vai deixá-lo precavido em caso de uma mala ser perdida.

Como proceder ao ter a bagagem extraviada

O extravio da bagagem pode acontece das mais variadas formas. Você pode ter sua bagagem extraviada totalmente com a mala perdida, pode ser danificada com rasgos, manchas ou outros detalhes aparentes. Nesse caso o que deve ser feito é imediatamente procurar o responsável pelo voo ou pelo trajeto terrestre, no caso o motorista ou o piloto. Caso não tenha esse contato, busque auxilio imediato com um responsável pela empresa no local do despacho.

Nesses casos serão feitos registros que possuem a mesma validade de um boletim de ocorrência, com o seu nome, o que foi extraviado e os detalhes da sua viagem, no caso de voo esse registro se chama Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) ou Property Irregularity Report (PIR). Imediatamente busque auxílio também no balcão da Anac para os procedimentos corretos. De acordo com o Procon, a empresa tem até 15 dias para viagens nacionais e 21 dias para viagens internacionais para fazer o ressarcimento do valor perdido na viagem.

Leia o post anterior:
COTACAO DE SEGURO ONLINE
COTAÇÃO DE SEGURO ONLINE AUTO

COTAÇÃO DE SEGURO ONLINE AUTO - O seguro de automóveis permite que o veículo seja indenizado em diversos casos de...

Fechar