OS RISCOS DO FAST FOOD

Publicado em: Saúde
data 14.12.2013

Fast food é uma forma acessível e conveniente de alimentação na correria de dia-a-dia. Embora você não deva se sentir culpado por uma indulgência ocasional, comer fast food regularmente pode causar sérios danos a sua saúde. Juntamente com o baixo valor nutricional, o alto teor de gordura, de calorias e de sódio esses alimentos podem levar a uma variedade de problemas de saúde, sendo que as estatísticas mostram que os principais são o ganho de peso e a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e mortalidade.

OS RISCOS DO FAST FOOD

Ganho de Peso e Obesidade

Uma típica refeição de fast food é extremamente rica em gorduras e calorias. O ganho de peso ocorre quando você consome mais calorias do que queima em um dia. Em um estudo publicado pela “The Lancet”, os pesquisadores descobriram que comer mais do que duas vezes por semana em restaurantes de fast food está ligado a um ganho de peso maior ao longo do tempo do que visitas ocasionais. Da mesma forma, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, observaram que quem vive perto de um restaurante fast food tem um risco de 5,2% maior de ter obesidade.

Diabetes Tipo 2

Ainda segundo o estudo da “The Lancet” foi possível observar que comer regularmente fast food duplica sua chance de desenvolver resistência à insulina, o que aumenta o risco de ter diabetes tipo 2. O número de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo mais do que dobrou desde 1980, passando de 153 milhões para quase 350 milhões em 2011, de acordo com uma reportagem do “The Guardian”.

Doenças Cardiovasculares

Os locais onde o número de restaurantes fast food é maior estão diretamente ligados a um maior risco de problemas de saúde cardiovascular. Em um estudo publicado no “Canadian Journal of Public Health”, pesquisadores do Instituto de Ciências de Avaliação Clínica de Ontário, no Canadá descobriram que regiões com alta concentração de restaurantes de fast food são 2,62 vezes mais propensas a ter níveis extremamente elevados de hospitalização por problemas coronários. Um estudo de 2010, realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália apoiou esta descoberta. Seus resultados foram publicados no “European Journal of Epidemiology”, e indicou que, para cada aumento de 10% na densidade de restaurantes de fast food em uma região, as pessoas têm 1,39 vezes mais chances de morrer de uma doença cardiovascular.

Mortalidade

Os alimentos Fast food são relacionados ao risco no aumento do número de mortes, mesmo após excluir das estatísticas as mortes devido a doenças cardiovasculares. Em um estudo de 2005, uma equipe de pesquisa canadense observou que regiões que possuem um grande número de restaurantes fast food as chances de morte são 2,52 vezes maiores do que em qualquer outro lugar – independente da causa da morte.

Da mesma forma, os pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália observaram que cada aumento de 10% na concentração de restaurantes de fast food em uma região está ligada a um maior risco (1,36 vezes) de todas as causas de mortalidade.

Leia o post anterior:
O QUE FAZER AO SER PARADO PELA POLICIA
O QUE FAZER AO SER PARADO PELA POLÍCIA?

O QUE FAZER AO SER PARADO PELA POLÍCIA? - Quando saímos pelas ruas ou estamos de viagem, estamos sempre sujeitos...

Fechar