PLANTAS QUE AFASTAM INSETOS

Publicado em: Dicas
data 26.12.2012

PLANTAS QUE AFASTAM INSETOS – Embora as pessoas ainda achem que os produtos industrializados que matam insetos são a melhor maneira de se livrar deles, essas opções também fazem mal à saúde humana, pois contam com grandes concentrações de produtos químicos que podem agredir a pele, vias respiratórias, entre outros problemas, em especial, às crianças. Uma alternativa saudável para afastar os insetos, ainda mais nos dias quentes, é fazer uso das plantas que afastam insetos, funcionando como repelentes naturais.

PLANTAS QUE AFASTAM INSETOS

Além de deixar o ambiente com um cheiro agradável, você não vai matar os insetos e interferir no ecossistema, já que eles também possuem a sua função na natureza, apenas os manterá longe. Alguns exemplos de plantas que afastam insetos são hortelã, que afasta formigas, mosquitos, ratos e pulgões; arruda, que repele formigas, ratos e mosquitos; melissa e tajetes. A losna também é uma das plantas que afasta insetos e pode ser usada de forma ornamental, por causa de suas folhas prateadas.

Já o manjericão, que também funciona como um repelente natural, deve ficar ao ar livre ou em vasos em áreas fechadas, próximo das janelas e portas por onde os mosquitos entram. O aroma do jasmim repete tanto mosquitos como moscas, a andiroba age, em especial, no mosquito da dengue e a citronela pode ser cultivada em vasos ou no jardim, porém, devem ficar a pelo menos 1,5 m de distância umas das outras.

Embora mais conhecida no formato de bolinhas, a cânfora é outra planta que afastam insetos, sendo que o seu cheiro inibe a presença de traças e aranhas, porém, o mais adequado é que seja diluída em álcool para borrifar nas paredes e armários. O louro também afasta as traças dos guarda-roupas. Quem pode ter uma árvore em casa, tem como opção entre as plantas que afastam insetos o eucalipto, pois seu cheiro repele os mosquitos.

AFASTAR INSETOS COM PLANTAS

Tanaceto e poejo também são plantas que afastam insetos, em especial, as formigas. Ramos secos das plantas também funcionam e podem ser colocados onde estiverem os insetos, sendo que para surtir mais efeito você pode fazer pequenos cortes na folha seca com as unhas, repare como o seu cheiro fica mais forte. Já para as baratas as plantas que afastam insetos mais eficientes são as flores de crisântemo secas.

Leia o post anterior:
FIM DE ANO EM ILHA BELA
FIM DE ANO EM ILHA BELA, O QUE FAZER?

FIM DE ANO EM ILHA BELA - Muita gente conhece esse local, mas muitas pessoas querem conhecer esse município situado...

Fechar