QUAL A DIFERENÇA DO HD PARA O SSD?

Publicado em: Tecnologia
data 09.12.2013

QUAL A DIFERENÇA DO HD PARA O SSD? – O computador se tornou uma ferramenta de suma importância na atualidade e como podemos perceber atualmente existem muitas empresas que trabalham somente em função de computadores, assim como pessoas que trabalham desde sua residência conectada diariamente, sendo com certeza um aparelho que se tornou uma necessidade e quem ainda não tem um computador em sua casa, com certeza terá em um futuro muito próximo.

QUAL A DIFERENÇA DO HD PARA O SSD?

Porém muitas pessoas que trabalham com o computador diariamente ainda não tem ciência sobre seus componentes e quais são as formas de funcionamento, de cada parte do computador, com isso acaba surgindo algumas duvidas muito comuns, como no caso da diferença entre o HD e SSD. Você saberia distinguir qual é qual? Saberia também informar qual a forma de funcionamento de cada um desses componentes?

HD – hard disk

Trata-se de uma parte física do computador no qual denominamos de hardware que é referente a parte tocável de um computador, sendo um componente que tem a finalidade de oferecer armazenamento para seus arquivos, sendo esse uma parte de suma importância, pois além de guardar seus arquivos e dados, o HD também fica responsável por manter o sistema operacional, pois é através dele que o sistema operacional se inicia e começa a funcionar.

O HD é composto por um pequeno disco que funciona como um DVD, conforme o usuário vai colocando arquivos, o HD vai se preenchendo e a qualquer momento esse arquivo pode ser deletado para gerar mais espaço. Porém o HD tem uma linha no qual deixa um rastro de dados, por isso é possível a recuperação de arquivos que foram excluídos ou formatos.

SSD – Solid-State Drive

O SSD tem a mesma função do HD comum que é armazenar arquivos e dados, seu grande diferencial é que podemos afirmar que trata-se de um componente único, ou seja, não é feito em várias partes como acontece com o HD. Sua grande vantagem em relação ao HD é que a leitura de dados é totalmente silenciosa, como ele funciona através de semi-condutor, não é necessário ter um disco para ficar efetuando a leitura de arquivos.

Como não a necessidade de ficar efetuando a leitura de arquivos, consequentemente não tem aquele barulho típico de um HD comum, causado também pela agulha de leitura que está dentro do componente. O SSD também consome menos energia, e o encontro dos arquivos é mais rápido, pois existe tudo a mão, não sendo necessário utilizar agulha para encontrar.

Então computadores que tem SSD ao invés de HD, logo já terão o benefício de inicializar bem mais rápido, visto que os arquivos de inicialização do sistema já ficam expostos, quando que no HD a agulha precisa fazer toda a trajetória para encontrar esses arquivos.

Leia o post anterior:
COMO TRABALHAR COM MODA
COMO TRABALHAR COM MODA

COMO TRABALHAR COM MODA - Uma forma de trabalhar com moda é fazendo um curso superior, já que assim as...

Fechar