REFRIGERANTE ZERO CALORIAS RESOLVE?

Publicado em: Saúde
data 19.09.2013

REFRIGERANTE ZERO CALORIAS RESOLVE? – Para quem gosta de refrigerante e por algum motivo precisa eliminá-lo das suas refeições, com certeza sentirá uma falta muito grande e um desejo enorme de tomar pelo menos um copinho de vez em quando. Com isso, passam a despejar as suas vontades nos refrigerantes de zero calorias com a ideia de que tomando esse tipo de bebida, aqueles malefícios já conhecidos de todo refrigerante estão eliminados. Será?

REFRIGERANTE ZERO CALORIAS RESOLVE?

Saciedade

De acordo com algumas pesquisas feitas sobre esse desejo e essa troca entre a bebida normal e a sem caloria, não passa de psicológica e muitas vezes pode até fazer com que você acabe comendo mais. De fato, se você observar todas as suas taxas por um determinado tempo em que toma refrigerantes convencionais e refrigerantes sem calorias, elas permanecerão as mesmas ou aumentarão. Isso nos leva a crer que não existe resultado satisfatório para quem toma refrigerante light.

Então qual a diferença?

A diferença está na ingestão de calorias. Tomando refrigerantes zero, você não está ingerindo calorias como acontece quando toma os convencionais. O mesmo é válido para qualquer outro alimento que faz parte da linha “zero”, você pode consumi-los tranquilamente se a sua preocupação é apenas a ingestão de calorias.

Adoçantes artificiais

Apesar de não ter açúcar em sua composição, esses refrigerantes são adocicados com adoçantes artificiais e você deve tomar bastante cuidado com isso. Ele tipo de substância deve ser ingerida com moderação, pois causa retenção de liquido em seu corpo e também aumenta a pressão sanguínea, podendo trazer uma série de problemas de saúde para você.

Aqui no Brasil, a maioria dos refrigerantes utilizam um composto chamado de Sacarina Sódica e Ciclamato de Sódio. Esses dois são proibidos em diversos países devido os riscos que leva à saúde da população. O ciclamato de sódio é proibido na França, nos Estados Unidos, no Japão e na Inglaterra. Já a sacarina sódica é proibida na França e no Canadá.

Menos caloria, mais massa corpórea

Existe um grande consumo de refrigerantes zero caloria nos Estados Unidos e devido a isso, foram feitas algumas pesquisas acerca dessa bebida. Em diversas delas, pode-se comprovar o efeito inverso de quem bebe refrigerante zero. Geralmente a massa corpórea aumenta e aparentemente a pessoa ganha mais peso.

Ainda não se tem um estudo certo acerca desse efeito contrário, mas sabe-se que o aumento da ingestão dos adoçantes artificiais contidos nos refrigerantes zero faz com que as pessoas sintam vontade de ingerir outros tipos de alimentos calóricos e acabam por fazê-lo. Outras pesquisas atestam que isso é um resultado bem real levando em conta que uma pessoa ao beber um refrigerante zero passa psicologicamente a pensar que está sendo mais saudável e desliza em algum momento comendo outro alimento calórico.

Com isso atente-se apenas para o consumo exagerado desse tipo de refrigerante para não gerar problemas futuros ao seu organismo. Muitos médicos indicam o consumo controlado dos refrigerantes convencionais ou a retirada completa dele de uma dieta alimentar.

Leia o post anterior:
COMO ESCOLHER ANTIVIRUS PARA SEU SMARTPHONE
COMO ESCOLHER UM ANTIVÍRUS PARA SEU SMARTPHONE

COMO ESCOLHER UM ANTIVÍRUS PARA SEU SMARTPHONE - Se você usa computador, com certeza sabe que para deixá-lo mais protegido...

Fechar