REPELENTES SONOROS – COMO FUNCIONA?

Publicado em: Dicas
data 27.04.2013

REPELENTES SONOROS – O dispositivo que é vendido sob a justificativa de ser ecologicamente correto, por não conter veneno, não ter cheiro ou substancia que a pele absorva, pode ser aplicado diretamente na tomada como repelente eletrônico, encontrados em formato CD ou baixando o aplicativo para o celular.

REPELENTES SONOROS - COMO FUNCIONA?

A idéia é reproduzir o som do bater de asas do mosquito ou pernilongo, o que desagradaria o inseto e o manteria longe. Outra explicação é a de que a fêmea, por ser o inseto que se reproduz, com único acasalamento durante toda a vida ativa, ao ouvir o bater das asas do macho, se afastaria do som. Sendo assim, manter o aplicativo ou o dispositivo próximo, o mosquito não se aproximaria.

Existem opiniões controvérsias sobre o assunto, estudos dizem, que a fêmea não responde bem a sons, um dos motivos de sua ineficácia pesticida, e os mesmos estudos não comprovaram que os mosquitos são realmente repelidos. A descrição do produto na embalagem informa que o método não é cem por cento seguros em seus resultados, justificando que os pernilongos reagem de formas diversas ao efeito sonoro.

Pesquisadores do ramo de entomologia estudaram por duas décadas ou menos os efeitos da hipótese de repelente sonoro, inclusive resultados dos estudos de outros países, nos quais os resultados foram reafirmar a ineficácia do método. Submeteram os mosquitos a influencias subsônicas, ultrassônicas e audíveis e os mosquitos não apresentaram reações ou incômodos. Há um palpite para a idéia de criar este dispositivo, após uma observação da ausência dos insetos próxima a locais onde estão instaladas sirenes, deduziu-se que o som seria o repelente, mas talvez fosse a vibração que uma sirene libera.

Há quem adquiriu, inúmeros dispositivos sonoros para repelir a ação dos mosquitos, distribuiu em todos os cômodos e nota a diminuição da quantidade de mosquitos.

Estes repelentes não possuem registro no Ministério da Saúde, mas são vendidos como promessa de proteção contra a dengue. Especialistas ainda indicam continuar com repelentes líquidos, telas nas janelas e portas e até manter as lagartixas que ajudam no controle destes insetos, já que se alimentam dos mesmos, sapos também podem ajudar a combater os insetos e continuar apelando aos repelentes aerosol. O fato é, que depender unicamente do repelente sonoro para proteção, não será o suficiente, busque outras formas de matar o mosquito e não somente afastar.

Leia o post anterior:
WWW.AOCPREMIADO.COM.BR - PROMOÇÃO CAÇA AOC PREMIADO
WWW.AOCPREMIADO.COM.BR – PROMOÇÃO CAÇA AOC PREMIADO

Quer concorrer a 150 tablets e o sonho de 25 mil reais? Na Promoção Caça AOC Premiado você pode tudo...

Fechar