SINTOMAS DE BIPOLARIDADE

Publicado em: Saúde
data 14.12.2013

O transtorno bipolar pode ser muito diferente em pessoas diferentes. Os sintomas variam muito em seu padrão, gravidade e frequência. Algumas pessoas são mais propensas a mania, a depressão, enquanto outras alternam de forma igual entre os dois tipos de episódios. Alguns têm interrupções frequentes de humor, enquanto outros experimentam poucos ao longo da vida.

SINTOMAS DA BIPOLARIDADE

Existem quatro tipos de episódios de humor no transtorno bipolar: mania, hipomania, depressão e episódios mistos. Cada tipo de episódio do distúrbio bipolar de humor tem um único conjunto de sintomas.

Sinais e sintomas de mania

Na fase maníaca do transtorno bipolar, sentimentos de energia elevada, criatividade e euforia são comuns. As pessoas que experimentam um episódio maníaco, muitas vezes falam a mil por hora, dormem muito pouco e são hiperativas. Elas também podem sentir como o todo-poderoso, invencível ou destinado à grandeza.

Mas enquanto a mania faz com que a pessoa sinta-se bem no início, existe uma tendência a sair do controle. As pessoas muitas vezes se comportam de forma imprudente durante um episódio maníaco: gastam o dinheiro das economias, se envolvem em atividade sexual imprópria ou fazem investimentos financeiros tolos, por exemplo. Também podem ficar com raiva, irritado, agressivo e atacando quando os outros não concordam com seus planos, e culpando quem critica seu comportamento. Algumas pessoas até se tornam delirantes ou começam a ouvir vozes.

Os sinais e sintomas mais comuns de mania incluem

– Sentindo-se anormalmente “elevado” e otimista;
– Extremamente irritado;
– Irrealista, crenças grandiosas sobre as habilidades de um ou mais poderes;
– Dormir muito pouco, mas se sentindo extremamente enérgico;
– Falando tão rapidamente que os outros não conseguem entender;
– Pensamentos acelerados, saltando rapidamente de uma ideia para outra;
– Altamente distraídas, incapaz de se concentrar;
– Julgamento prejudicado e impulsividade;
– Agindo de forma imprudente, sem pensar nas consequências;
– Delírios e alucinações (em casos graves);

Sinais e sintomas de depressão bipolar

No passado, a depressão bipolar foi considerada como parte das depressões regulares. Mas um número crescente de pesquisas sugere que existem diferenças significativas entre as duas, especialmente quando se trata de tratamentos recomendados. A maioria das pessoas com depressão bipolar não são ajudadas por antidepressivos.

Apesar das muitas semelhanças, alguns sintomas são mais comuns na depressão bipolar do que na depressão regular. Por exemplo, a depressão bipolar, é mais provável que envolva irritabilidade, culpa, alterações de humor imprevisíveis e sentimentos de agitação. Pessoas com depressão bipolar também tendem a mover-se e falar devagar, dormir muito e ganhar peso. Além disso, elas são mais propensas a desenvolver a depressão psicótica, uma condição em que se perde o contato com a realidade e se experimenta grande deficiência no trabalho e funcionamento social.

Os sintomas mais comuns da depressão bipolar incluem

– Sentir-se sem esperança, triste ou vazio;
– Irritabilidade;
– Incapacidade de sentir prazer;
– Fadiga ou perda de energia;
– Lentidão física e mental;
– Alterações do apetite ou peso;
– Os problemas do sono;
– Problemas de concentração e de memória;
– Sentimentos de inutilidade ou culpa;
– Pensamentos de morte ou suicídio

Sinas e sintomas de um episódio misto

Um episódio misto de distúrbio bipolar apresenta sintomas tanto de mania ou hipomania e depressão. Os sinais mais comuns de um episódio misto incluem depressão combinada com pensamentos, agitação, irritabilidade, ansiedade, insônia, distração e corrida. Esta combinação de alta energia e baixo-astral traz um risco particularmente elevado de suicídio.

Leia o post anterior:
JOIA EM DIAMANTE E OURO PARA OS DENTES
A MODA BLING – JOIAS NOS DENTES – GRILLZ

JOIAS NOS DENTES - Diversos estilos já emplacaram para levar mais estilos aos seus dentes. Primeiro eram os dentes platinados...

Fechar