SISU 2013 – DATAS, VAGAS, FACULDADES, INSCRIÇÃO, COMO FUNCIONA? – SISU.MEC.GOV.BR

SISU 2013 – O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é o sistema do MEC pelo qual estudantes que fizeram o Enem podem concorrer a vagas em dezenas de instituições públicas de ensino superior. De acordo com o MEC, mais de 90% das vagas nas universidades federais para 2013 serão ofertadas por meio dele. Todo o processo, com exceção da matrícula dos candidatos selecionados, é feito exclusivamente pela internet.

grey SISU 2013   DATAS, VAGAS, FACULDADES, INSCRIÇÃO, COMO FUNCIONA?   SISU.MEC.GOV.BR

No último dia 6 de novembro, em discurso em Brasília, sede do governo federal, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, informou que os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saberão as datas do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada no próximo dia 28 de dezembro. A data mantém a expectativa do MEC para a divulgação das notas finais junto com as do Enem 2012.

O Enem foi realizado no início do mês de novembro por mais de quatro milhões de estudantes de todo o país e está sendo corrigido por um contingente de mais de 5,6 mil profissionais.

O Sisu serve para estudantes que prestaram o Enem se candidatarem à diversas vagas, em diversas universidades do país, sem precisar fazer a prova do vestibular. A junção das duas notas, do Enem e do Sisu, pode garantir ao aluno uma das vagas sem passar pela “traumática” prova do período de vestibular. Milhares de aluno em todo o país já recorrem a esse tipo de avaliação para tentar entrar na faculdade e seguir uma carreira profissional.

O Sisu é um projeto de avaliação online desenvolvido em 2009 pelo então Ministro da Educação e que ganhou o pleito para a prefeitura municipal de São Paulo, Fernando Hadad, que classifica automaticamente os candidatos a entrar nas universidades. As instituições de ensino superior aderem, parcial, ou totalmente, ao processo e designam um percentual das vagas para o sistema.

O sistema tem por base o projeto da programa Universidade para Todos, do governo federal e funciona por turnos. Durante o dia, fica aberto a seleção e modificação por parte dos estudantes e na madrugada é fechado para edições. O sistema gera o ranking classificatório e no próximo dia é reaberto para os estudantes verificarem sua classificação no curso escolhido ou alterarem o curso/universidade.

SISU 2013 – DATAS, VAGAS, FACULDADES, INSCRIÇÃOhttp://sisu.mec.gov.br/

« Artigo anterior
Próximo artigo »