SOJA PODE ALTERAR OS HORMÔNIOS?

Publicado em: Bem-Estar
data 05.10.2013

SOJA PODE ALTERAR OS HORMÔNIOS? – Você pode consumir o alimento mais saudável que existir, se não souber fazer a combinação correta, ele pode prejudicar o seu organismo. No caso da soja, ela pode acelerar e retardar o funcionamento e produção de alguns hormônios tanto de homens como de mulheres, o que vai retardar e muito os seus hábitos saudáveis. Então antes de sair comendo a soja de todas as formas e com qualquer outro alimento, vamos saber o que ela pode ou não fazer em nosso organismo.

SOJA PODE ALTERAR OS HORMÔNIOS?

A soja

Esse alimento é cultivado há milênios e hoje o Brasil é um dos maiores produtores desse grão que é da mesma família de outras leguminosas como o feijão e a ervilha. Com um consumo adequado, você vai encontrar componentes como o cálcio, a vitamina E, zinco, potássio e muito mais. Mas se não consumir corretamente, a soja pode trazer diversos malefícios para a sua saúde.

Consumo em excesso

Já diz aquela máxima popular que tudo demais é veneno e não é uma afirmação falsa, pelo menos no caso da soja. Esse grão possui componentes como o fitoestrógenos que são capazes de ajudar na redução dos níveis de colesterol no seu organismo e também na melhora da osteoporose. Além desses outros tantos cuidados podem ser adquiridos com o consumo moderado da soja.

Quando consumida em excesso, você sentirá uma alteração considerável em seus hormônios e isso passará a refletir na sua saúde. Vejamos alguns casos.

Puberdade precoce

Essa conclusão veio a partir de quando médicos norte americanos passaram a observar macacos que se alimentavam desse tipo de composto. Quando a isoflavona, composto do fitoestrógenos é consumida em determinados períodos do seu desenvolvimento e também em quantidades exageradas, você pode acabar com o sistema endócrino desregulado e isso vai gerar uma puberdade precoce em caso de crianças e pré-adolescentes.

Hormônios sexuais

Apesar de não ser uma afirmação oficial, muitos médicos afirmam que o consumo em excesso da soja pode sim afetar os hormônios sexuais, já que eles são responsáveis para ativar a puberdade precocemente. Pela medicina, o consumo exagerado da soja vai aumentar a dosagem do hormônio sexual nas mulheres e retardar o mesmo nos homens.

Como consumir corretamente a soja

Você pode consumir a soja de diversas maneiras e em diversos alimentos. Evite apenas consumir esse grão sem ele estar fermentado. Quando passa por um processo de fermentação, a soja neutraliza todas as toxinas e fica livre para ser consumida sem medo. Evite também consumir soja todos os dias porque você vai carregar o seu organismo de isoflavona e isso não é bom.

O mais indicado é que você consuma uma quantidade de até 6 colheres de sopa por semana, mais que isso já prejudicará o funcionamento correto do seu organismo.

Leia o post anterior:
O QUE E CENTRO PAULA DE SOUZA
O QUE É O CENTRO PAULA SOUZA?

O Centro Paula de Souza é uma instituição cuja finalidade é Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) do...

Fechar