SUCO DE CRANBERRY PARA INFECÇÃO URINARIA

Publicado em: Saúde
data 06.08.2013

SUCO DE CRANBERRY PARA INFECÇÃO URINARIA – Há muitos séculos os índios dos Estados Unidos já utilizavam esta fruta tanto na prevenção como também para realizar os tratamentos de doenças de trato urinário há muitos séculos e isto inclusive sempre intrigou os cientistas que há pouco tempo começaram a realizar pesquisas sobre os seus devidos poderes.

SUCO DE CRANBERRY PARA INFECÇÃO URINARIA

A fruta no Brasil

Aqui no Brasil o cranberry vem começando a ficar bastante conhecido, onde ganhou o nome de oxicoco e pode ser encontrado em diversas cápsulas e ainda sucos existentes nos supermercados. Esta é uma das três frutas nativas existentes dos Estados Unidos, e fica apenas ao lado do blueberry, que aqui é chamado de mirtilo e da chamada concord grape, que é um tipo de uva mais escuras, esta que é considerada como uma poderosa por uma série de benefícios que traria a saúde.

Dentre eles os considerados mais comentados são os efeitos antioxidantes bem como o poder se combater todas as infecções urinárias. Apesar disto os estudos ainda não puderam confirmar a sua eficácia, e enquanto que alguns profissionais recomendam a sua utilização, outros profissionais na área acham até mesmo prematuro poder a indicar.

De acordo com especialistas o suco teria o poder de combater cistites e ainda infecções urinárias, já que a fruta conta com substâncias que poderão revenir a adesão das bactérias nas paredes da bexiga, isto em especial com a Escherichia coli, que é a maior causadora dos problemas de cistites.

Apesar disto é interessante que se tenha muito cuidado, já que se engana quem pensa que o suco é o que equivale a algum medicamento. Pois na maioria dos casos é interessante se tratar as infecções urinárias depois de uma realização dos exames de urina e também da urocultura, além de utilizar o cranberry para a prevenção de possíveis problemas de infecções de tratos urinários.

Várias questões sobre a fruta em aberto

De acordo com outros especialistas por sua vez, apesar de existirem estudos científicos mais antigos que mostram uma discreta redução de incidência de infecções urinárias com a utilização de cranberry, infelizmente os que são mais recentes e de maior nível de evidência acabam por não comprovar a sua real utilidade na utilização deste tipo de produto para se evitar ou mesmo tratar alguma determinada infecção urinária, isto tanto nas formas de suco como também em formas de cápsulas.

Segundo estes especialistas, as pesquisas começaram em torno do ano de 2001 e teriam demonstrado que até mesmo houve uma grande diminuição de casos de cistites consideradas recorrentes, em torno de cinco casos por ano, isto em mulheres que acabaram tomando o suco. Apesar disto ele admite, que todos os benefícios do cranberry para os tratos de problemas urinários não é uma questão fechada entre os médicos, é um assunto bastante discutido atualmente.

Os especialistas citam pesquisas voltadas através do Centro de Pesquisa de Evidências Científicas Cochrane que depois das análises de alguns estudos considerados mais recentes, existe uma avaliação de que não existem comprovações para se recomendar a utilização de um suco de cranberry em tratamentos de cistites. E que ainda não é recomendado em muitos casos o produto, além disto o suco talvez não venha a agradar o paladar do brasileiro simplesmente por que é muito mais caro do que os sucos convencionais, poderia sim oferecer algum tipo de benefício, porém algo pouco significativo.

Apesar disto estes especialistas que não concordam com estas afirmações lembram que como outras frutas vermelhas, como o morango, as cerejas, a framboesa e também o mirtilo, a cranberry conta com grandes quantidades de vitaminas A, C e D, além de flavonoides, fitoquímicos que resultam em poderes antioxidantes o que geram benefícios.

Leia o post anterior:
FIM DE ANO EM UBATUBA
ANO NOVO EM UBATUBA, O QUE FAZER NA VIRADA DE ANO NA PRAIA DE UBATUBA?

ANO NOVO EM UBATUBA, O QUE FAZER NA VIRADA DE ANO NA PRAIA DE UBATUBA? - Escolher onde passar as...

Fechar