TAXA IGPM, COMO FUNCIONA

Publicado em: Geral
data 16.04.2014

A Taxa de Índice Geral de Preços do Mercado, como já citado anteriormente, se trata de uma espécie de medição dos preços com relação a sua inflação, sendo que esta medição ocorre tanto com matérias-primas agrícolas, como também industriais, e bens e serviços finais. Sendo que é necessário que tenhamos bastante atenção com relação a contratos que acabam por definir o índice de reajuse que serão realizados de forma anual, sendo que o IPC acaba por ser medido pela FIPE, ou seja, aquela tabela que é utilizada como base pela maioria das pessoas para verificar os valores de mercado de carros e motos., sendo que também podemos verificar que a medição também pode ocorrer pelo INPC assim como também pelo IBGE.

TAXA IGPM, COMO FUNCIONA

Como funciona o IGPM?

Para aqueles que não entendem como funcionam as taxas de IGPM, sendo que ela deve ser analisada principalmente quando se assina um contrato de locação. O que ocorre é que geralmente se utiliza a inflação que é acumulada no período de 12 meses até que se chegue um mês antes do reajuste ser realizado. Ou seja, se a base de cálculo utilizada for a de IGPM, se obterá o valor acumulado pelo período de um ano, e este será aplicado no mês anterior ao se completar os 12 meses.

Sendo assim, podemos verificar o exemplo de alguém que fechou contrato de locação no mês de fevereiro, e esse acumulou uma taxa por 12 meses, no entanto esta ficou negativa em 1,68%, sendo assim, o valor reajustado para o próximo ano deverá se tornar menor.

Com relação a como o cálculo é realizado, este pode ser considerado como um procedimento um tanto quanto completo, no entanto, podemos encontrar alguns sites que podem realizá-lo por você apenas coletando alguns dados, como por exemplo no caso de um aluguel, se você deseja verificar se o reajuste que foi aplicado esta correto, poderá acessar o site www.calculoexato.com.br e então lhe serão solicitados dados como: valor do aluguel no inicio do contrato, data do ínicio do contrato, índice de reajuste, períodicidade de reajuste, sendo que todas estas informações devem ser contidas no contrato firmado entre você e o seu locatário, fazendo com que desta forma se tenha a possibilidade de analisar se os reajustes aplicados estão realmente corretos.

Leia o post anterior:
Como aumentar a velocidade da internet
Como aumentar a velocidade da internet – Sinal Wi-Fi

Como aumentar a velocidade da internet - Sinal Wi-Fi Hoje em dia muitas pessoas estão passando a ter roteadores em...

Fechar