TRANSPORTE GRATUITO PARA GESTANTES, COMO FUNCIONA?

Publicado em: Geral
data 22.01.2014

Em alguns estados foram implantados os programas de gratuidade nos transportes públicos para as gestantes, permitindo que estas consultas e exames não sejam perdidos por falta de dinheiro para se locomover. Nestes programas, são oferecidos as gestantes um vale transporte com a gratuidade, porém, é necessário que esta gestante esteja inserida em um programa de apoio a gestação nas unidades de saúde de origem pública.

TRANSPORTE GRATUITO PARA GESTANTES, COMO FUNCIONA?

Este vale transporte possui uma validade, que normalmente é de acordo com o programa de apoio a gestação, e dependendo da localidade, pode expirar somente quando a criança completar um ano, ou quando a criança completar dois anos de idade, e dentro deste período, a mãe terá o direito de obter a gratuidade no transporte público, para ir a consultas de pré-natal ou levar seu filho para as consultas médicas e exames laboratoriais.

Para se inserir nos programas de apoio a gestante, a mesma deverá se informar nas unidades de saúde da própria localidade, se a unidade atua com algum programa de gestação que oferece gratuidade no transporte, devendo realizar um exame de comprovação da gestação para poder desfrutar do programa e da gratuidade, pois somente com a confirmação da gestação é que a mãe poderá se cadastrar no programa. Em algumas localidades o procedimento de cadastro poderá ser diferentes, bastando que a informação seja adquirida através de um agente de saúde do local onde irá se consultar durante todo o período da gestação.

O Programa

Para a gestante se manter no programa de apoio a gestação, a mesma deve ter a frequência nas consultas e a avalição constante de seus exames, garantindo a seriedade do programa e da importância com a gestação, e o mesmo deve ocorrer, durante o período que a criança merece cuidados, ou seja, até completar pelo menos um ano de idade.

Alguns dos locais que oferecem o benefício da gratuidade para a gestante, são: São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte até o momento, mas a pretensão é estender esta gratuidade e os programas de apoio para os demais estados, permitindo que outras mães que se encontram em situação de baixa renda ou pobreza, possam obter melhores condições para o cuidado consigo e com seus bebês. Ao se cadastrar no programa de apoio, informe-se sobre quaisquer dúvidas em relação a emissão do vale transporte e principalmente em relação aos deveres que mantém a gratuidade sem haver cancelamentos.

Leia o post anterior:
COMO MANTER AS CRIANCAS ENTRETIDAS EM LONGAS VIAGENS
COMO MANTER AS CRIANÇAS ENTRETIDAS EM LONGAS VIAGENS

As viagens de carro, de avião ou de ônibus podem ser tranquilas ou agitadas quando as crianças não tem entretenimento,...

Fechar