TUDO SOBRE MAHATMA GANDHI

Publicado em: Geral
data 14.04.2013

Mahatma Gandhi nasceu Mohandas Karamchand Gandhi, na Índia em 2 de Outubro de 1869 e se tornou líder da luta pela independência de seu país e do movimento pacifista mundial. Gandhi lutou pela independência de uma Índia dominada pelos britânicos através da desobediência civil não-violenta e inspirou vários movimentos não violentos, de direitos civis e à favor pela liberdade no mundo inteiro. Uma das grandes personalidades que Gandhi inspirou foi Martin Luther King, líder da luta pelos direitos civis dos afrodescendentes nos Estados Unidos e contra o racismo e a separação das raças.

TUDO SOBRE MAHATMA GANDHI

Biografia

Gandhi nasceu no estado de Porbunder em 1869 e em 1883, com apenas treze anos, casou-se com Kasturbai Makanji, também de treze anos. Seu pai Kaba Gandhi foi um político da região, primeiro ministro dos estados Porbunder, Rajkot e Vankaner. Mohandas era o filho mais novo e foi estudar Direito em Londres, onde se formou em 1891, para praticar advocacia na Índia.

Gandhi iniciou o movimento pacifista na África do Sul, outra colônia britânica, lutando pelos direitos dos hindus. Em 1914, ele traz esse movimento para a Índia, ensinando o método da resistência passiva através da desobediência civil não violenta. Em 22, Gandhi organizou uma greve contra os constantes aumentos de impostos cobrados pelo Império Britânico. Uma das consequências dessa greve é um posto policial queimado por uma multidão. Gandhi é preso e condenado à seis anos de prisão, dos quais só cumpriu dois.

Fora da prisão, Gandhi continua com seus protestos passivos de luta contra a Inglaterra e vira personalidade na Índia e até mesmo nos bairros pobres de Londres, povoados por indianos, que visitou em 1930. Sua campanha de desobediência civil cresce e Gandhi é preso novamente por dois anos.

Infelizmente, o país não estava livre de outras hostilidades internas. A hostilidade entre os indianos hindus e os indianos muçulmanos chegou ao pico do fanatismo naquele mesmo ano, matando milhares de civis. Os muçulmanos exigem um estado independente, o que seria o Paquistão. Gandhi tenta reestabelecer a paz aceitando a divisão e fazendo sua décima-quinta greve de fome. Seu sacrifício conquista a criação do Paquistão e a independência da Índia, em 1947.

Nacionalistas hindus que eram contra a formação do estado do Paquistão, porém, vêm Gandhi como um inimigo e, em 30 de Janeiro de 1948, um radical do movimento nacionalista hindu assassina Mohandas Gandhi, também conhecido como Mahatma, ou a Grande Alma.

Leia o post anterior:
SAIBA COMO VAI FUNCIONAR A INTERNACAO COMPULSORIA DE DEPENDENTES EM SP
COMO FUNCIONA A INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES EM SP

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA - Se tem algo que é assunto nos últimos dias, é a “tal” da Internação Compulsória de Dependentes...

Fechar