VAGAS DE EMPREGO PARA INICIANTES NO MERCADO DE TRABALHO

Publicado em: Empregos
data 24.03.2014

VAGAS DE EMPREGO PARA INICIANTES – Conseguir o primeiro emprego de um jovem, ou de uma pessoa experiente que mudou de área de atuação é sempre difícil porque não sabemos muito bem como o mercado funciona e o que ele quer dos iniciantes. Como os políticos gostam muito de repetir, o mercado de trabalho no Brasil só se expande, dando oportunidades para várias pessoas. Desde 2011, porém, as vagas para iniciantes vem diminuindo. Houve uma queda em onze por cento de vagas para quem não tem experiência na área.

VAGAS DE EMPREGO PARA INICIANTES NO MERCADO DE TRABALHO

Apesar dessa queda, o mercado para iniciantes ainda está bom, principalmente para quem trabalha em áreas técnicas e TI. Quem está iniciando, só precisa descobrir como procurar os empregos certos.

Sites de Empregos

Alguns sites servem como diretórios de empregadores e profissionais para facilitar a procura por um emprego (ou por um funcionário). Você pode procurar por estágios remunerados ou empregos para iniciantes nesses sites. Também vale a pena procurar por qualquer emprego em sua área e mandar seu currículo, mesmo que eles não especifiquem que aceitam pessoas sem experiência. A maioria desses anúncios podem pedir experiência, mas não custa nada tentar. Mande seu currículo com uma carta bem elaborada onde você dá destaque às suas habilidades. O empregador vai ver pelo seu currículo que você não tem experiência, mas ele pode lhe chamar mesmo assim. Não minta, mas não deixe de ousar.

Estágios

Uma boa forma de adentrar o mercado de trabalho e crescer nele é através de estágios. Alguns estágios são voluntários e outros pagam pouco, mas eles lhe dão experiência e uma vaga em uma empresa. Você pode crescer nessa empresa e virar um profissional completo bem cedo; afinal, as empresas sempre preferem aproveitar os funcionários que já conhecem do que se arriscar com um novo que terá que se adaptar a cultura da empresa e a equipe. Caso a empresa não lhe promova, continue procurando emprego, você tem experiência agora e pode interessar os concorrentes dos seus chefes agora.

Vagas Temporárias e Freelance

Outra forma de ganhar a tão procurada experiência são as vagas temporárias, ou trabalhos freelance (se sua área der oportunidade para trabalho freelance). Muitas empresas abrem oportunidades temporárias para projetos específicos com prazos definidos. Caso você se adapte e faça seu trabalho bem, a empresa com certeza se voltará a você, que já está integrado a sua cultura, quando abrir uma vaga ou quando outro projeto chegar. Algumas vezes eles podem até ver a vantagem de abrir uma nova vaga só para você. Caso contrário, você ganhou experiência e dinheiro.

Encontre sua Vaga

Registre-se nos diretórios de emprego e fique de olho nos jornais e sites sobre sua área de atuação em sua cidade. Esteja sempre em contato com seus colegas de trabalho, eles podem esbarrar em uma vaga e lembrar-se de você e não deixe de agarrar as oportunidades de ter mais experiência como trabalhos independentes, voluntários, temporários e estágios.

Leia o post anterior:
COMO CONQUISTAR UMA VAGA DE ESTAGIO
COMO CONQUISTAR UMA VAGA DE ESTÁGIO

Conquistar uma vaga de estágio pode ser algo realmente complicado, devido a tanta concorrência e disputa no mercado de trabalho....

Fechar