COMO MONTAR UM CURRÍCULO
COMO MONTAR UM CURRÍCULO – Quando vamos nos candidatar a uma vaga de emprego no mercado, sempre encaminhamos o nosso currículo para o setor de recursos humanos das empresas e estando dentro do perfil que eles procuram, com certeza você será chamado.
Acontece que quando você elabora de forma correta o seu currículo, mesmo não estando dentro daquele perfil buscado, com certeza a empresa tentará encaixá-lo em outro cargo. Isso acontece porque, comprovadamente, hoje no Brasil o desemprego é mais devido a falta de conhecimento no setor do que por falta de vagas.
Assim como pode acontecer de você perder uma boa oportunidade, mesmo tendo competência e experiência suficiente para exercer alguma função, mas se não tiver um currículo bem elaborado, isso pode destruir todas as suas chances.
Clareza é fundamental
Comece com a ideia de que você vai elaborar um documento para pessoas que não terão todo o tempo do mundo para analisar o currículo. Por isso que você deve ser o mais claro possível quando for elaborar o seu currículo, mas lembre-se que claro não é superficial. Seja direto e mostre exatamente o que você quer para a empresa.
Evite informações desnecessárias
Sabemos que devemos colocar sempre as nossas experiências profissionais e os cursos feitos, mas evite o excesso dessas informações, principalmente se não complementar nada na vaga que você procura. Por exemplo, se você vai trabalhar na área de saúde, foque mais nas experiências e na formação que possam contribuir para o cargo almejado.
A quantidade ideal para as experiências e estudo é das três últimas.
Dependendo da sua formação, você precisará elaborar um currículo diferenciado e não o modelo tradicional com sua formação e experiências profissionais. Um currículo de profissionais de enfermagem, por exemplo, exige que você discrimine de forma bem detalhada toda as suas experiências com datas, cargos exercidos, conhecimento técnico naquela função, entre outros detalhes.
Para quem vai viajar para fora do Brasil deve atentar-se também sobre a forma de currículo do país de destino, pois existem alguns fatores bem diferentes.