DICAS PARA PREVENIR ATAQUES CARDÍACOS
É possível viver em prol da prevenção de um problema que está entre os maiores causadores de morte do mundo moderno: os ataques cardíacos. Embora não seja possível mudar alguns fatores de risco, como histórico familiar, sexo ou idade, você pode contribuir para uma vida mais longa e cada vez mais distante do risco de ter um ataque cardíaco, se viver de forma saudável e preventiva, cuidando de sua saúde e fazendo de tudo para evitar doenças cardíacas. Levando isso em conta, veja as principais dicas para prevenir ataques cardíacos.
Confira dicas para prevenir ataques cardíacos
1. Abandone velhos hábitos… e vícios
O cigarro é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas, e é um hábito que você pode se desapegar para evitar. O tabaco pode danificar o coração e os vasos sanguíneos, causando o estreitamento das artérias, ou a aterosclerose, como chamam os especialistas. A atoresclerose é o que pode levar a o indivíduo a ter um ataque cardíaco.
Além disso, o cigarro provoca também problemas respiratórios, que consequentemente podem virar problemas cardíacos, por causa do monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro, que substitui parte do oxigênio do sangue, causando o aumento da pressão arterial, e fazendo o coração ter que trabalhar dobrado para trabalhar, o que o torna mais fraco.
Para se livrar completamente dos riscos de acarretar a atoresclerose, é preciso abandonar completamente o vício do cigarro. Fumar menos, ou preferir opções de composições “mais leves” não vai fazê-lo livre de problemas cardíacos no futuro. Depois que parar de fumar completamente, o risco de adquirir uma doença cardíaca cai drasticamente no período de um ano, não importa quanto tempo você já fumou na vida.
2. Comece uma rotina de exercícios
A recomendação é de, no mínimo, 30 minutos de exercícios duas vezes por semana. Para quem não tem o hábito de se exercitar, é um bom começo. Depois, é possível aumentar a rotina de atividades de acordo com o seu progresso. Para tanto, é importante ter um profissional acompanhando seu desenvolvimento. Mas o importante é se movimentar, e se manter em movimento.
Os exercícios físicos ajudam a manter seu peso em equilíbrio, ou até a perder se for necessário, e ainda administra sua pressão arterial, colesterol e diabetes, além de reduzir o estresse, outro fator causador de doenças cardíacas.
3. Dieta nutritiva é fundamental
Não basta só perder peso. É preciso fazer isso com dietas saudáveis, fundamentadas em todas as vitaminas que o corpo precisa. Nada de dietas malucas para emagrecer rápido! Para fugir de ataques do coração, prefira alimentos com baixo teor de gordura, colesterol e sal. Dê prioridades a frutas, vegetais e grãos integrais. O feijão, a carne vermelha e alguns tipos de peixe também são aliados.
Agora mude seus hábitos para evitar ataques cardíacos.