FILMES QUE RETRATAM A HISTÓRIA DO BRASIL
FILMES QUE RETRATAM A HISTÓRIA DO BRASIL – Estudar história pode ser chato para muitas pessoas, afinal, é muito conteúdo a ser lido, muitas datas a serem memorizadas e ainda muitas pessoas que devem ser citadas nos deveres de casa e provas, no entanto, tornar este conhecimento um modo divertido ou até mais interessante é poder recorrer aos filmes, que acabam entretendo mais do que uma leitura didática.
Apesar de estes filmes possuírem a característica de adaptação ou ainda representar histórias paralelas na trama, é possível acompanhar as principais informações que o filme deseja transmitir, podendo ainda ser utilizado como objeto de estudos, e tornando ainda mais fácil e próxima a relação com o professor. Caso tenha dúvidas em relação ao filme assistido, converse com o professor que sane as dúvidas e contribua para o entendimento e foco das informações obtidas, fazendo anotações que possam servir para os estudos antes da prova.
Os Filmes
Verifique a classificação indicativa dos filmes antes de baixa-los na internet e observe a sinopse do filme de modo que possa contribuir para a identificação do período que deseja estudar.
Os filmes do século XVI relacionados ao Brasil são:
Caramuru – A Invenção do Brasil;
República Guarani;
Como era Gostoso o meu Francês;
A Missão;
Desmundo;
Hans Staden;
Período Brasil Colônia:
Os Inconfidentes;
Quilomo;
Carlota Joaquina;
Tiradentes, o Filme;
Xiva da Silva;
Independência ou Morte;
Outros filmes indicados:
Mauá, o Imperador e o Rei;
Netto perde sua Alma;
Gaijin: Os Caminhos da Liberdade;
Policarpo Quaresma;
Jango;
Olga:
Memórias do Cárcere;
Eternamente Pagu;
O que é isso Companheiro;
Lamarca;
Hércules 56;
O Bom Burguês;
Zuzu Angel;
Bye Bye Brasil;
Batismo de Sangue;
Cabra Marcado para Morrer;
Pra Frente Brasil;
Cidadão Boilesen;
Se a escola possui uma videoteca, é bem possível que estes títulos estejam disponíveis para exibição, do contrário, os mesmos são facilmente encontrados na internet para download ou ainda para assistir online, mas nada impede que sugira ao professor a exibição do filme durante a aula, podendo ainda realizar trabalhos baseados no filme e na compreensão do mesmo.
Os professores de história costumam ser muito democráticos em relação ao conteúdo de estudos, principalmente por possuírem forte conhecimento político de diferentes épocas, sendo assim, dificilmente o professor irá se recusar a uma aula mais dinâmica, que permita ainda alguns debates e comentários durante a exibição, já que estas atitudes tornam a aula ainda mais interessante. Manter este diálogo, interesse e aproximação com o professor podem garantir alguns créditos de confiança com o docente, mas nada que o faça passar de série sem os esforços justos. Esta contribuição para a aula pode ainda auxiliar aos alunos que não possuem interesse sequer ou aos alunos que possuem problemas de dislexia que apresentam maior dificuldade de fixação de informações através da leitura, além da dificuldade de compreender determinadas palavras que compõem o texto.