O QUE É MENTOPLASTIA?
Mentoplastia é uma cirurgia plástica realizada para a correção de deformidades do mento ou queixo. Estas deformidades podem ter sido provocadas por algum acidente (traumatismo) ou, ainda, por alguma doença.
Diagnóstico
O diagnóstico de uma mentoplastia de partir de um médico, porém a iniciativa principal deve partir do próprio acidente, pois este pode estar sentindo algum incômodo ou, inclusive, ter uma baixa alta estima por causa deste problema.
Mesmo que se imagine que o diagnóstico, até porque é uma deformidade no queixo, o médico precisará descobrir a causa que ocasionou este problema, principalmente, se não foi por nenhum traumatismo. Por exemplo, para descobrir se a causa é alguma doença ligada ao crescimento o profissional da medicina necessitará pedir alguns exames como, por exemplo, uma telerradiografia de perfil da face e póstero-anterior, com cefalometria.
Porém, mesmo que a deformidade no mento tenha sido causada por um trauma (acidente) é recomendável ao paciente fazer uma tomografia computadorizada para tirar toda e qualquer dúvida e ter a melhor conclusão possível.
A realização dos exames é necessário, pois dependendo da origem da deformidade no queixo ou mento o tratamento é diferenciado onde uma decisão errada pode ser ainda mais prejudicial ao paciente.
Indicação
A mentoplastia é indicada para os pacientes que tenham algum dos problemas acima citados, porém é grande o número de cirurgias em pessoas que procuram alongar ou até diminuir o seu queixo mesmo que nunca tenham sofrido com algum trauma ou doença. Isto acontece porque estes pacientes não veem uma harmonia no tamanho do seu queixo com o restante da face e recorrem ao procedimento cirúrgico para fazer a correção.
Quando fazer?
Dependendo da causa da deformidade existe um momento específico para a realização da mentoplastia. Os cirurgiões plásticos recomendam que a cirurgia deva ser realização a partir da adolescência e para as mulheres, de preferência, de 2 a 3 anos após a primeira menstruação, pois após este período o queixo já terá um tamanho igual ou muito perto para toda a vida.
Claro que existem casos e casos, ou seja, em um paciente que sofreu um trauma violento no queixo e a deformidade é muito aparente e um complicador para o bem estar do mesmo este prazo pode ser antecipado.
Cirurgia
A mentoplastia é considerada uma cirurgia plástica bastante simples, podendo ser realizado, inclusive, com anestesia local. É importante conversar com o seu médico e com o próprio anestesista para saber qual a melhor forma de anestesia para você.
Em quase 100% dos casos, a mentoplastia é realizada pela parte interior da boca não deixando nenhum tipo de cicatriz no queixo do paciente.
Num primeiro momento o cirurgião plástico fará um descolamento total da pele da região e dependendo do tipo de cirurgia (redução ou aumento do queixo) terá um procedimento específico.
No aumento do queixo, mentoplastia mais realizada, o médico colocará um implante de silicone rígido ou um enxerto de ossos da mandíbula. A escolha será em comum acordo entre paciente e médico tendo como bases a anatomia do rosto do paciente.
Para a diminuição do queixo a mentoplastia é um pouquinho mais complicada, porém muito seguro também. Neste caso, o cirurgião irá retirar o excesso de osso da mandíbula do paciente até o mesmo ficar com um rosto mais harmônico.
Todos os pontos, independente do tipo de cirurgia, são internos e não precisam ser tirados.
Pós-Operatório
Assim como em toda a cirurgia, a mentoplastia provocará um inchaço no local por, aproximadamente, dois dias. Neste período, é aconselhável utilizar compressas frias de soro fisiológico. Geralmente, a única proteção do local é feita por um curativo, porém isso irá depender do tamanho da cirurgia.
O resultado final, assim como a retirada do curativo ocorre entre o sétimo e o décimo dia após a cirurgia, momento este, em que o paciente pode voltar a sua rotina normal.