QUAL A DIFERENÇA ENTRE COURO NATURAL E SINTÉTICO
DIFERENÇA ENTRE COURO NATURAL E SINTÉTICO – Sempre que vamos comprar uma peça de couro, seja uma jaqueta, um sapato, uma bolsa ou um sofá, perguntamos ao vendedor se aquelas peças são mesmo de couro ou são de couro sintético. Quase sempre hoje em dia vamos obter a resposta de que o couro é sintético, se não nos direcionarmos a uma loja especializada em couro. Isso porque com a nova onda ecológica, as pessoas estão preferindo o couro sintético para evitar problemas e para sentirem uma certa consciência ecológica no consumo. Mas há severas diferenças entre couro sintético e natural, já que basicamente o couro sintético é apenas uma imitação de um material completamente diferente do couro.
Naturalmente a diferença entre o couro de verdade e sintético é na qualidade do material. Mesmo que o couro sintético seja feito para imitar o couro e se pareça muito com ele, o couro natural possui um aspecto muitas vezes bem mais macio do que o sintético, e quase sempre mais flexível. E uma das características do couro, que o fez ser escolhidos desde a antiguidade para a confecção de roupas e acessórios é a sua durabilidade.
O couro natural é bem mais durável e resistente do que o sintético, e se você quiser uma peça que dure bastante é bom que você escolhe o couro natural mesmo, isso se não houver qualquer restrição ecológica na sua ideologia e você prefira o sintético por pura opção.
Mas sem defender a matança de bichinhos, e sem tendência para o couro natural, vale lembrar que o couro sintético nada tem de ecológico. Ele é feito de materiais que são originados de combustíveis fósseis, ou seja, do PVC que é derivado do petróleo. O couro sintético pode não ser originado da matança de bois ou do cultivo desses bichos que cada vez mais prejudica o nosso planeta, mas vem de outra fonte que prejudica tanto ou mais do que o natural.